terça-feira, 15 de setembro de 2009

O arrependimento e a hipocrisia

Abigail Pereira Aranha

Um caso: ex-atriz de filme pornô vira pastora e assume catedral

Antes de virar pastora na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia (EUA), Melissa Scott foi estrela de filmes pornôs e posou nua para revistas masculinas com o nome de "Barbie Bridges". Ela se casou em 1995 com o pastor Gene Scott, que construiu um império. Com a igreja, ele arrecadava US$ 1 milhão por mês em doações e contava com uma fortuna que incluía dois ranchos, uma mansão em Pasadena e uma coleção de carros de luxo. Gene, que era cerca de 40 anos mais velho, morreu há quatro anos por causa de complicações provocadas por um câncer de próstata. Com a morte do marido, Melissa acabou assumindo a "University Cathedral", no centro de Los Angeles. Mas, após seu primeiro sermão, alguém enviou cartões mostrando fotos de uma estrela pornô chamada "Barbie Bridges", que era muito parecida com ela tentou negar seu passado.

Publicado em: 07/05/2009

"Ex-atriz de filme pornô vira pastora e assume catedral". Super Notícia, 07 de maio de 2009, http://www.otempo.com.br/supernoticia/noticias/?IdNoticia=27629.

Sobre arrependimento e hipocrisia

Quanto ao caso mostrado, associar a exposição da nudez ou a vida sexual ativa de uma mulher a pouco valor é uma tolice.

Bom seria não termos de que nos envergonharmos. Quando alguém fez algo ou tem uma atitude para se envergonhar, tem uma de duas atitudes. A primeira é sentir pesar, corrigir a quem tiver prejudicado no que puder e não continuar no erro. Isso é arrependimento. A segunda é esconder ou diminuir o fato e criar uma falsa virtude. Isso é hipocrisia. Quando o hipócrita mostra arrependimento, é porque o fato não pôde permanecer escondido e a coisa mais virtuosa que ainda pode fazer é mostrar arrependimento. Quando o hipócrita mostra humildade, é porque a soberba é um defeito.

O arrependido investe em reparar o erro, evitar outros erros e melhorar como pessoa; o hipócrita investe na sua imagem pública e em evitar que outros descubram aquelas coisas embaraçosas.

Para o arrependido, o passado traz um aprendizado; para o hipócrita, o passado traz constrangimento.

Como o hipócrita trabalha uma imagem pública, enfatiza as regras e as ações com resultados mais visíveis. É ilustrativo o sermão de Jesus contra os fariseus em Mt 23. Já o arrependido, age por novas atitudes, e tudo que ele faz e é visível é conseqüência natural.

O arrependido, mesmo envergonhado, é ele mesmo; o hipócrita interpreta uma farsa.

É mais aceitável socialmente ser um santarrão do que alguém que amadurece com seus erros, mas é melhor amadurecer com os erros. E também é mais confortável não ter de investir em uma imagem pública que é uma mentira.

  • 0Blogger Comment
  • Disqus Comment

Leave your comment

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

comments powered by Disqus

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...