quinta-feira, 22 de abril de 2010

Identificando uma pseudo-intelectual no orkut


Existe um macete para identificar uma pseudo no orkut. Compare as comunidades em que ela está com os livros e citações no perfil.
Geralmente as pseudos estão em várias comunidades, mais de 100, sobre assuntos intelectuais (filosofia, politica, Karl Marx, Michel Foucault, Machdo de Assis, Tolstoi, psicologia, teoria musical, etc). Se ela estiver em comunidades desse tipo e tiver no perfil citações de autores como Zibia Gasparetto e Paulo Coelho ou ainda livros como "Quem mexeu no meu queijo" e "O Segredo" ou qualquer outro livro/autor esotérico ou de auto-ajuda do momento ela provavelmente é uma pseudo.
Outras colocam no perfil do orkut citações de gente respeitada no meio intelectual (Machado de Assis, Fernando Pessoa, Nietszche, etc), mas olhe as comunidades, se ela estiver em comunidades do tipo "Adoro praia", "Curto balada" e nenhuma ou poucas comunidades intelectuais ela tbm é uma pseudo.
Em ambos os casos olhe os tópicos das comunidades que elas participam, se não houver nenhuma ou poucas postagens ela é pseudo. O motivo é simples: elas não entendem nada do assunto da comunidade que participam.
Existe um terceiro tipo de pseudo. Estas tem citações e livros de autores consagrados no perfil (Clarice Lispector por ex) e estão em um monte de comunidades intelectuais no orkut onde participam ativamente. O macete é o seguinte: observar os argumentos delas nos debates. Se ela for pseudo ela irá:
1- Citar o mesmo teórico, direta ou indiretamente, trocentas vezes no debate. Ela usará o mesmo teórico para defender suas idéias malucas em comunidades tão distintas quanto comunidades de literatura, história, biologia, psicologia… mesmo que esse teórico não seja da área em questão.
2- Transcrever passagens imensas de um livro do tal teórico no debate, e tudo de acordo com as normas da ABNT, com o numero das páginas, o ano da edição e a referência bibliográfica.
3- Usar de ironias, sarcasmos e deboches quando estiver acuada e sem argumentos no debate. Atacar o interlocutor(es) no debate.
Uma última observação: a pseudo geralmente tem o link de seu blog no seu perfil do orkut onde ela profere bobagens sobre os mais variados assuntos (cinema, economia, moda, etc)
Identificando uma pseudo-intelectual no dia a dia.
Essa é mais fácil, uma vez que vc tem contato direto com a mulher.
- A pseudo-intelectual costuma ser aquela garota que tem opinião formada sobre tudo, mas TUDO mesmo, incluindo aquilo que ela não conhece. Caso ela se veja numa saia justa ela dirá algo do tipo "tenho muito interesse nesse assunto" e irá se calar.
- A pseudo-intelectual tem sempre um autor/teórico favorito*, conforme já dito(provavelmente o único que ela leu). Não importa se vcs estão falando de futebol, política, filosofia, música ou culinária, ela SEMPRE citará o teórico "fulano de tal" para embasar suas opiniões idiotas.
*Atenção especial a Michel Foucault, este autor é estudado em várias áreas do conhecimento, principalmente nas ciências humanas, e é o teórico favorito das pseudos. Nada contra Foucault, é um grande teórico, embora pseudos não o compreendam direito e se limitem a decorar suas frases.
- Quando vc perguntar para a pseudo que tipo de música ela ouve e que tipo de filmes que gosta prepare-se para ouvir a seguinte resposta: "Sou eclética, gosto de tudo um pouco, mas adoro música clássica/MPB e cinema europeu". Embora ela ache que Visconti é marca de panetone.
- A pseudo-intelectual é politizada, e geralmente participa do DCE da universidade, ou é filiada a algum partido político ou é representante discente de sua turma.
- A pseudo-intelectual está sempre criticando a sociedade de consumo e mulheres que se preocupam com a aparência. Embora ela própria só use roupas de marca e esteja sempre maquiada, com a pele bem-cuidada e cabelos arrumados.
AVISO: Não tome pseudo-intelectual por sinônimo de mulher feia. Tem muita gostosa metida a pseudo.
Jack Deth, comunidade "Mulheres pseudo-intelectuais", http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=41702019&tid=5245548562275597253

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Página no Facebook