segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Detonando a lorota de que os velhos são poços de sabedoria

Os velhos em geral são feios, fracos de força e de saúde, frustrados, ignorantes, com pouca instrução, preconceituosos, atrasados. E como sabemos bem, os velhos têm alguns neurônios a menos e muitos têm Mal de Alzheimer. Eles têm que ter alguma coisa pra não ficarem por baixo. Daí veio aquela de associar cabelos brancos com sabedoria.

Pra começar, qualquer imbecil vai ter rugas e cabelos brancos se viver o bastante pra isso.

Dizem alguns que quando morre um idoso perde-se uma biblioteca. Muitos velhos não têm uma biblioteca pra ensinar, perderam a humildade e a educação pra ouvir e aprender da vida e das outras pessoas.

E os velhos sabem tudo sobre qualquer coisa. Só quando alguém que realmente sabe se manifesta eles são obrigados a baixar a cabeça. E se eles não sabem sobre alguma coisa, ela não é tão importante assim.

Hoje uma pessoa com 30 anos tem mais inteligência, escolaridade, conhecimentos e até experiência de vida que uma de 60 ou 70. Os idosos nunca foram essa autoridade em vida que tantos falam, foi só os pais pararem de escolher com quem os filhos vão se casar com 18 anos pra eles serem desmascarados.

E em lugares onde os idosos não são exaltados só por serem velhos acontece a bizarrice da tal "melhor idade", onde o pé na cova quer juntar o idoso de antigamente com o jovem de hoje. A idosa que o marido nunca viu sem roupa ficou viúva e tenta dar uma de piriguete com o namorado novo, e adorando não pagar ônibus. Ou seja, eles mesmos sabem que não estão com essa bola toda.

Não é por acaso que nenhum país que reverencia os idosos está no Primeiro Mundo, pelo menos por isso. Das culturas que veneravam os velhos a maioria desapareceu ouvindo lendas de velhotes analfabetos e não deixou nada que preste. Um país onde se cultua os antepassados é o Vietnã. E o que é o Vietnã?

Como alguém já disse, "o tempo não faz sábios, faz velhos".

Abigail Pereira Aranha

2 comentários:

  1. Bem exagerado esse post. Os idosos são pessoas como qualquer outra, existem em todos os tipos e sabores, desde os mais toscos até os mais sábios. Uma coisa que eu aprendi na vida é que trate as pessoas com respeito e elas te tratarão com respeito, desrespeite e será desrespeitado. Ah, e o Vietnã vai bem obrigado, crescendo economicamente e socialmente, claro que tem seus problemas, mas que lugar não tem. Tem o Japão também, mesmo com terremoto e tufão, aquilo sim é lugar pra se viver.

    ResponderExcluir
  2. Compreendo a essência da coisa.

    O fato é que sabedoria e idade são coisas sem qualquer relação entre si. Tempo de vida não significa coisa alguma.

    Minha mulher é quase 4 anos mais velha que eu, e mesmo assim tenho muito mais experiências práticas de vida e conhecimentos gerais do que ela.

    Sem contar que ter experiencias não significa saber. Sabedoria é ter as experiências mas, ter aprendido o melhor possível com cada uma delas.

    ResponderExcluir

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...