quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Tesouros do antiabigailismo 8: Daniel Ferraz, aluno do professor Olavo, discute comigo sobre Felipe Neto na política, mas parece que as notícias me deram razão

Abigail Pereira Aranha

Meus comentários no vídeo "Felipe Neto, o globalista teen", do Daniel Ferraz[01]


Abigail Pereira Aranha

Os erros:

1) A sua fala inteira é mistura de macaqueação do Olavo de Carvalho com pregação de padre do tempo da Guerra Fria em uma paróquia de interior lotada de analfabetos.

2) A sua piadinha "mais sumido que pai de feminista" é mais uma que só a sua patota vê. Quando você fizer uma piada do inimigo que chega no inimigo, você vai ver o salto de desenvolvimento pessoal.

3) Você superestima o Felipe Neto: ele é só um lacrador de destaque. O máximo que ele tem de iniciativa é algumas pequenas empresas.

4) O Olavo ainda está devendo a legalização da pedofilia, mesmo porque pedofilia é tão crime quanto homossexualismo.

5) Você e o prof. Olavo cometem um erro boçal em dizer que os globalistas querem destruir a família tradicional da população geral e manter as deles. Desde quando um padrão do estilo de vida da classe dominante é motivo de piada entre o povão?

Daniel Ferraz

Abigail Pereira Aranha Seu comentário não faz o menor sentido. Proposições desconexas cheias de sofisma, sentido figurado e metonímias.

Já está saindo em toda grande mídia matérias onde apontam Felipe Neto como novo "líder político". Se você tiver alguns neurônios, saberá que FN investirá nesta área de subversão pois é lucro garantido.

Historicamente a elite globalista mantém-se, como nos Mitos antigos e nas antigas dinastias, como uma aristocracia pura. Como você nunca abriu uma página sequer da história dos antigos impérios, não saberá ligar uma coisa com a outra. Veja, por exemplo, a história da família globalista Rothschild. Que, desde o início de sua dinastia, financia sempre dois lados das guerras. Se não sabe disso, problema seu.

Você é tão inocente que acredita que aparecerá NOMINALMENTE uma legislação dizendo "A pedofilia está liberada". Bobinho inocente, com os meios de ação que a burocracia moderna possui, através da propaganda midiática, psicossocial e econômica, conseguem passar essa agenda de maneira sútil e eficaz.

Pelo seu comentário, percebo que você sequer abriu um livro a respeito dessas táticas utilizadas há anos pelos revolucionários. Já leu Lobaczewski? Lyle h. Rossiter? Pascal Bernardin?

Abigail Pereira Aranha

Pois é, @Daniel Ferraz , em primeiro lugar, obrigada pela resposta. Mas eu também soube atrair a sua atenção. Hua, hua, hua, hua, hua!

Você não entendeu nada e até confirmou o que eu disse. Como a sua resposta está cheia de irritação e argumentum ad hominem, vou responder você voltando a alguns dos meus pontos.

3) Eu disse que o Felipe Neto é só um lacrador de destaque, não um agente conspirador, e você conta que a imprensa o vê como futuro líder político. Uma coisa é uma pessoa ser vista pela imprensa como liderança política, outra coisa é a pessoa ver a si mesma ou querer ser essa liderança. Se lembra de quando foi proposto o Sérgio Moro como candidato a presidente[02]?

4a) Você é tão... inocente que acredita que existe crime sem tipificação definida pela letra da lei. Você já leu o artigo 1º do Código Penal[03]?

4b) Eu sei que você ignora o que é CID-10, mas vou lhe adiantar: pedofilia é doença, está no item F65.4 da CID-10 e vai continuar na CID-11. Você é tão... inocente que acredita que existe crime de pedofilia. Sabe o que vai deixar de ser doença, como o homossexualismo já não é mais? O travestismo e o transexualismo[04].

5) Desde quando um padrão do estilo de vida da classe dominante é motivo de piada entre o povão? Para o cidadão comum, qualquer coisa que uma pessoa de classe alta tenha, faça ou pensa de diferente é objeto, se não de imitação, pelo menos de atenção. Já viu uma proletária num ônibus com uma bolsa Louis Vuitton pirata? Eu já vi. Mas vocês acham que um dia, o povão vai ser homossexual e vai olhar pra elite global rindo da cara deles porque eles têm famílias tradicionais.

Meus comentários

O antiabigailismo é o análogo pra mim ao antiolavismo como o próprio Olavo de Carvalho resumiu em junho de 2015: "Raríssimos são os que discordam de alguma idéia minha. Em geral só discordam da minha existência."[05]

Como vocês podem ter notado nessa conversa, se não conheciam o Daniel Ferraz, ele é um tanto fanfarrão e fala difícil. Ele até parece mais velho do que é, mas parece que isso não é forçado. E devo registrar que ele é um dos poucos conservadores e antiesquerdistas que consegue escrever 2 parágrafos (ou 5, no caso) e ainda cometer menos erros de ortografia em 2 linhas que eu em 10.000 caracteres. Só que ele teve um problema: não entendeu o que leu. Ei, Daniel, você faz ideia de qual é o percentual de analfabetos funcionais entre os conservadores?

Mas ele diz que eu usei "proposições (...) cheias de (...) sentido figurado e metonímias". "A metonímia é um recurso linguístico-semântico que substitui outro termo segundo a relação de contiguidade e/ou afinidade estabelecida entre duas palavras, conceitos, ideias".[06]

A metonímia pode ocorrer de inúmeras maneiras sendo as mais comum os casos abaixo:

Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. (bois)

Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. (trabalho)

Autor pela obra: Li muitas vezes Camões. (obra literária do autor)

Inventor pelo Invento: Meu pai me presenteou com um Ford. (inventor da marca Ford: Henri Ford)

Marca pelo produto: Meu pai adora tomar Nescau com leite. (chocolate em pó)

Matéria pelo objeto: Passou a vida atrás do vil metal. (dinheiro)

Singular pelo plural: O cidadão foi às ruas lutar pelos seus direitos. (vários cidadãos)

Concreto pelo abstrato: Natália, a melhor aluna da classe, tem ótima cabeça. (inteligência)

Continente pelo conteúdo: Quero um copo d’água. (copo com água)

Gênero pela espécie: Os homens cometeram barbaridades. (humanidade)

Mas onde eu usei metonímia? Só no item 1. Eu usei alguma outra figura de linguagem? Sim: "salto de desenvolvimento pessoal", no item 2. Vocês sabem qual o nome dessa figura de linguagem? Catacrese. É uma metáfora ou uma analogia incorporada ao uso comum da linguagem. No caso, "salto" é, no sentido original, um pulo. É como o "choque de gestão", ou o "pé da mesa", ou a "corda vocal", ou o "navegar na internet".

Pois é, aqui eu trago mais coisas boas além de putaria. Ah, me lembrei agora daquele meu desenho com uma professora de Matemática chamando os alunos pra safadeza depois de passar um problema no quadro. O quadro foi uma montagem de uma imagem com a solução de verdade, eu deixei o endereço do vídeo original[07].

Os sofismas, o Daniel Ferraz não mostrou. Os meus sofismas, ele mostrou os dele. Sofisma é um "argumento ardiloso, aparentemente correto, que pretende induzir o erro, enganar ou silenciar o oponente; paralogismo"[08]. Então, é uma falácia com maldade. As falácias principais dele foram o "argumentum ad hominem" e o "argumentum ad personam".

Mas "proposições desconexas" foi dose. Eu faço uma lista numerada e ele entende que eu apresentei um comentário que "não faz o menor sentido"?

Mas mais do que isso, as notícias da semana seguinte e da outra sobre o Felipe Neto sugerem que o Daniel Ferraz errou e eu acertei. Daniel Ferraz, 12 de setembro:

Já está saindo em toda grande mídia matérias onde apontam Felipe Neto como novo "líder político". Se você tiver alguns neurônios, saberá que FN investirá nesta área de subversão pois é lucro garantido.

Eu disse:

Uma coisa é uma pessoa ser vista pela imprensa como liderança política, outra coisa é a pessoa ver a si mesma ou querer ser essa liderança.

Tony Goes, Folha de São Paulo, 11 de setembro (4 dias depois do vídeo)[09]:

O vlogueiro agora também é um autêntico líder político, capaz de dar voz aos anseios de uma geração e de apontar novos caminhos.

Felipe faz parte de uma nova leva de atores políticos, que inclui nomes como a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) e os integrantes do MBL (que também vêm demonstrando amadurecimento em suas últimas declarações).

Mas ele irá se candidatar a algum cargo público? Tomara que não: Felipe Neto atinge muito mais gente –e afronta melhor seus adversários– de seu púlpito na internet. Convém prestar atenção aos seus próximos passos.

Eu coloquei em negrito o trecho que diz o que eu já percebia e onde o colunista concorda comigo. E aqui, o autor ainda oferece um exemplo do contrário de uma ideia em que só os conservadores acreditam: a de que a força política vem principalmente da presença na política formal. Por sinal, o Catolicismo Romano e o Protestantismo sempre foram edifícios com fundamento em um poder político que se impõe como poder sociocultural. O Comunismo é o contrário, foi feito ser de baixo pra cima. Foi só perder o poder político na Revolução Francesa e as igrejas católicas e protestantes não pararam de perder credibilidade e membros, porque a força do Conservadorismo como ideia é irrisória. Por isso os liberais e conservadores elegeram "picaretas" como Kim Kataguiri e celebridades de vídeo em rede social como Luís Miranda e Policial Kátia Sastre[10]. Porque as opções do liberal e do conservador nas eleições, tirando os esquerdistas declarados, foram os "isentões" e alguém que falava mal do PT com alguma credibilidade. Por isso também que depois de eleger um Presidente da República conservador que colocou o juiz da Lava Jato como Ministro da Justiça e Segurança Pública, a força política que os conservadores mostram hoje é choramingar no YouTube e no Twitter. Fui dar essa volta enorme e voltei ao ponto principal: eu estou comentando o comentário do autor de um vídeo indignado contra um ato de ativismo LGBT no governo federal Jair Bolsonaro, em um estado com um governador da "onda Bolsonaro", em uma cidade com um prefeito que é bispo evangélico, e o ato foi feito por um rapaz cuja fama (e renda principal) é publicar vídeos no YouTube.

Valor Econômico, 15 de setembro[11]:

Valor: Pensa em ampliar sua participação política, se candidatando a cargo público ou apoiando algum nome a prefeitura, em 2020, ou à Presidência em 2022?

Neto: Não, não possuo qualquer interesse. Eu nem sequer poderia me candidatar em 2022, pois terei 34 anos [a vedação existe na eleição para presidente ou vice]. A vida política não me atrai, sinto que posso fazer muito mais do lado de fora do que do lado de dentro da política.

Valor: Já recebeu convite para se filiar a partido político? Em quais jamais entraria? Tem ou já teve simpatia por algum?

Neto: Já recebi sondagens de conversas, mas nenhum convite formal. A situação atual do Brasil é muito triste em termos de partido, ao meu ver. Não consigo enxergar qualquer partido que represente motivo de orgulho para que eu possa dizer que voto nele.

IstoÉ Gente, 12 de setembro[12]:

"Não possuo hoje qualquer intenção em disputar eleições, quaisquer que sejam. As chances disso acontecer, ao meu ver, são nulas", afirmou Felipe.

"Isso só mudaria caso acontecesse algo caótico que mudasse por inteiro minha maneira de pensar, algo que não acredito que vá acontecer", concluiu.

Mostrei aqui, com os resultados de uma pesquisa rápida no Google, que os dados desmentiram as declarações do Daniel Ferraz e confirmaram as minhas em pouco mais de uma semana. Ainda existe uma chance, remota, de eu estar errada, foi pra explicar isso que eu coloquei este último trecho de matéria: atenção para a parte do "algo caótico". O Lula dizia que não ia ser candidato à reeleição em 2006, a Dilma dizia que não ia ser candidata à reeleição em 2014. Eles foram candidatos porque "foi necessário", percebeu? Mas o Felipe Neto só tem público de 34 milhões no YouTube. Como alguém já observou, ele é um no YouTube e outro no Twitter, e no Twitter ele tem "só" 9,7 milhões de seguidores[13]. E ele já estava dizendo que estava com medo, que estava sofrendo ameaças de morte. Ele vai ser a resistência que queima, talvez não estilo Jean Wyllys, que já se mudou pra Europa, mas vai neste rumo.

E eu estava escrevendo isso tudo sem ter visto esta pérola. Revista Fórum, 26 de setembro[14]:

"Sinceramente, estou com muita vontade de desistir. Ir embora. Declarar esse governo como vencedor e ir viver em outro canto. Não tenho mais estômago pra suportar isso. Estou enjoado, com ânsia de verdade, vontade de vomitar. Não tá dando pra mim", escreveu Felipe Neto, que recebeu como resposta diversos ataques da militância bolsonarista nas redes sociais.

"Declarar esse governo como vencedor". Eu entendo o seu sofrimento. Jair Bolsonaro foi eleito com mais de 57 milhões de votos. Hua, hua, hua, hua, hua! Mas o mais legal é o parágrafo seguinte da própria matéria da Fórum:

"Quando vc vai? Vai pra Venezuela? Cuba? França? Acho que vai se dar bem", escreveu um dos perfis. "É só passagem que falta?", disse outro.

O rapaz diz que está sendo ameaçado de morte, essas são as ameaças: morrer de vergonha. O mesmo caso do Jean Wyllys. E o autor das ameaças é o mesmo: o povo de verdade.

Eu não disse? Diga aí, Daniel Ferraz: Abigail tem razão. Hehehehe! Desse jeito, nenhum intelectual do Curso Online de Filosofia está à altura dos meus blogues.

NOTAS E REFERÊNCIAS:

[01] "Felipe Neto, o globalista teen", Daniel Ferraz, 07 de setembro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=GNvrhCPo71U&lc=UgxiAsQ742db_SG20Hd4AaABAg. Comentários de 12 de setembro de 2019.

[02] "Moro: 'Não sou e nem serei candidato'", Estadão Conteúdo, Época Negócios, 15 de agosto de 2017, https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/08/epoca-negocios-moro-critica-reforma-politica-que-esta-se-desenhando-no-congresso.html.

[03]

Anterioridade da Lei

Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.

Código Penal, Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm#art1..

[04] "Direita cristã, acabou! - parte 42: a série da Globo News sobre pedofilia e como os conservadores vão fazer a pedofilia continuar a ser doença, o transexualismo deixar de ser e a heterossexualidade masculina ser tratada como se fosse", 21 de julho de 2018, A Vez das Mulheres de Verdade, https://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/07/direita-crista-acabou-parte-42.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2018/07/direita-crista-acabou-parte-42.html.

[05] Olavo de Carvalho, 17 de junho de 2015 às 17:34, https://twitter.com/odecarvalho/status/611270767452491776; e Olavo de Carvalho, 17 de junho de 2015 às 19:16, https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10153367316342192.

[06] "Metonímia", Daniela Diana, Toda Matéria, https://www.todamateria.com.br/metonimia.

[07] O desenho e o endereço do vídeo da aula (de verdade) estão na seção de putaria da postagem "A Revolução Femdom e o feminismo conservador no Legislativo brasileiro", A Vez dos Homens que Prestam, 14 de fevereiro de 2019, https://avezdoshomens.blogspot.com/2019/02/revolucao-femdom-e-feminismo-conservador.html.

[08] "Sofisma", Dicio (Dicionário Online de Português), https://www.dicio.com.br/sofisma.

[09] "Felipe Neto, um novo líder politico brasileiro", Tony Goes, Folha de São Paulo, 11 de setembro de 2019, https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/2019/09/felipe-neto-um-novo-lider-politico-brasileiro.shtml. Grifo meu.

[10] "PM que reagiu a assalto e matou bandido no dia das mães em SP é eleita deputada federal", Extra, 08 de outubro de 2018, https://extra.globo.com/noticias/brasil/pm-que-reagiu-assalto-matou-bandido-no-dia-das-maes-em-sp-eleita-deputada-federal-23138924.html.

[11] "Felipe Neto, o empresário e youtuber que incomoda Bolsonaro", Valor Econômico, 15 de setembro de 2019, https://valor.globo.com/noticia/2019/09/15/felipe-neto-o-empresario-e-youtuber-que-incomoda-bolsonaro.ghtml.

[12] "'As chances disso acontecer são nulas', diz Felipe Neto sobre carreira política", Estadão Conteúdo, IstoÉ Gente, 12 de setembro de 2019, https://istoe.com.br/as-chances-disso-acontecer-sao-nulas-diz-felipe-neto-sobre-carreira-politica.

[13] https://twitter.com/felipeneto

[14] "Felipe Neto fala em deixar o país: 'Não tá dando pra mim'", Revista Fórum, 26 de setembro de 2019, https://revistaforum.com.br/brasil/felipe-neto-fala-em-deixar-o-pais-nao-ta-dando-pra-mim.

  • 0Blogger Comment
  • Disqus Comment

Leave your comment

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

comments powered by Disqus

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...