terça-feira, 15 de outubro de 2019

Direita cristã, acabou! - parte 46: Por que as últimas brigas na direita NÃO vão abalar o governo Jair Bolsonaro nem fazer a esquerda voltar à Presidência da República - parte A

Abigail Pereira Aranha

01) Introdução: a última briga do Nando Moura

Vou comentar o último rebuliço do meio liberal-conservador para fazer uma reflexão geral, mas vou deixar a introdução para... o Seu Creisson[01]:


[00:00 a 00:28] Salve, lavatoguistas! Clayson, mais uma vez aqui com vocês. 'Tamos hoje comentando sobre esse vídeo que o Olavo de Carvalho fez, sobre este racha dentro da direita, especialmente um racha dentro dos principais articuladores do bolsonarismo nas mídias sociais, na internet como um todo e aqui no Youtube, os grandes "influencers" do Bolsonaro, que estão cada um indo pra um lado.

[00:56 a 01:15] Bom, a primeira história que nos vem... é exatamente aquele que logo no começo se colocou de forma raivosa, rugindo igual a um leão, que foi o seu Nando Moura[02], que já atacou diretamente na ocasião, quem tinha passado adiante, era o Terça Livre.

[02:11 a 02:30] Mas aí, logo depois... começaram a surgir outras pessoas, não só o Terça Livre, a defender essa nova... é uma nova... interpretação da coisa. Então, é uma nova... narrativa, que é... que agora não é bom.

[02:34 a 02:42] E aí já começa: não, o bom é fazer outras coisas, tomar outras medidas, porque a CPI não vai dar em nada...

[05:02 a 05:08] E a gente viu aí o Nando Moura... rugindo igual a um leão no seu canal:

[05:09 a 05:21] Todo canal da direita que tiver esta narrativa, eu vou combater. Olha, vocês não me queiram como inimigo, hein! Não me queiram... como inimigo. Tá certo? Oxe! Não me queiram como inimigo!

[05:22 a 05:56] E aí, todo mundo, os principais "influencers" agora estão... compraram essa narrativa. E o principal de todos... o guru, aquele que é o... mestre, o professor dessa turma toda... colocou aí um vídeo[03]... condenando a Lava Jato [correção: a CPI da Lava Toga], aí as pessoas já correram atrás do Nando Moura, ele até fez um vídeo hoje[04], aí aquele leão que 'tava nos vídeos anteriores ameaçando... hoje parecia um gatinho:

[05:57 a 06:09] Ô, professor, professor Olavo, eu te amo. Eu te amo, professor. Amo você, Lilo Vlog, amo você. Te amo. Amo muito você.

[10:00 a 10:17] Hoje, agora, o que a gente vê... e olha, não completamos 9 meses de governo... o que a gente realmente vê... é que... formou-se um grupo... que não tem... solidez, que a qualquer momento ele pode ruir.

Este último parágrafo tem mais a ver com o ponto central aqui. Ele está certo sobre o grupo, mas está errado se conclui daí que Jair Bolsonaro vai cair logo em seguida. Mais à frente, vou explicar por que, mas antes eu preciso abordar mais este caso específico.

O que o Nando Moura disse, mais exatamente, foi isto[05]:


[07:03 a 07:29] E é o seguinte, como eu postei na minha comunidade: qualquer canal da direita conservadora que estiver costurando uma narrativa para incutir na cabeça das pessoas que uma CPI da Lava Toga não é fundamental, vocês podem se preparar porque vocês vão me ter aí como inimigo político. Pode se preparar. Pode se preparar. E vocês não querem isso.

Ele disse isso como comentário da entrevista do Flávio Bolsonaro ao Terça Livre[06]. Na entrevista, ele conta como a investigação contra ele foi ilegal e tendenciosa. Ele também conta que o inquérito foi arquivado pelo STF exatamente por isso e assim, ele diz isso na entrevista, ele não deve favor porque o STF apenas cumpriu a lei. Mas para o Nando Moura, não adiantou explicar.

3 semanas depois, o Nando Moura gravou um vídeo sobre a briga dele com o Lilo e com o Allan dos Santos[07]. O vídeo de 00:48 a 01:31 reproduz o vídeo "Congresso perde prazo para as eleições de 2020"[08], do Boletim da Manhã do Terça Livre, de 15:37 a 16:24:

Se você quer um Paraíso na Terra na política, cria o seu mundinho. O mundo real não vai dobrar-se à sua imaginação. Não vai. Ou você senta na cadeira... e pisa no chão... entende que o mundo real é diferente do que está na tua cachola... engole sapo... tenta fazer o que pode ser possível... ou cala a boca. Não adianta ficar chateadinho, bloqueando no Twitter... mandando recadinho, 'tá ouvindo, Nando Moura? Não adianta ficar dando recadinho na aba de comunidade. Ou você encara o mundo real e busca ajudar, ou cala a boca.

No vídeo dele, o Nando Moura diz que tem dezenas de capturas de tela de ofensas do Lilo e do Allan dos Santos. E ele mostra isso tudo no final. Não tem nada tão feio como ele diz. Aparentemente, a única ofensa foi mostrar como ele está errado. Na parte do Allan dos Santos, esta é a fala dele no próprio vídeo original logo em seguida ao trecho mostrado[09]:

[16:26 a 16:53] Não vai adiantar. Ai, gente, para com isso, vocês estão dividindo a direita. Não, 'tou mandando um recado pra um irmão que eu creio que acredita em Deus e sabe muito bem que a consciência dele tem que ser julgada por Deus, não por mim. Eu não ligo do Nando Moura 'tar dando curtida em comentário que nêgo diz assim "o Eduardo Bolsonaro 'tá pagando a casa do Allan dos Santos". Eu não ligo não, isso aí depois passa.

Na parte do Lilo, ele gravou em resposta dois vídeos, "Respondendo ao Nando Moura #1"[10] e "Respondendo ao Nando Moura #2"[11]. Lá ele mostra que além de não ter atacado o Nando Moura, o Nando Moura, sim, foi ofensivo contra ele.

E além deles, o Nando Moura também fez um ataque pessoal contra um outro vlogueiro, o Tramonte. Por um comentário que nem foi ofensivo, o Nando Moura puxou o caso de uma ajuda que o Tramonte precisou pedir para o filho dele. O Tramonte publicou em resposta o vídeo "A atitude RIDÍCULA do Nando Moura", que, como disse alguém nos comentários, dava pra notar pelo próprio semblante dele como foi difícil para ele fazer aquele vídeo[12].

02) Um comentário sobre a minha parte na política

O Allan dos Santos falava de fazer política na base da interação com o mundo real, isso tem a ver com a minha própria experiência. Eu sou uma garota ateia, anarquista e licenciosa. O conservador cristão tem uma ideia de mundo melhor, um mundo mais cristão e de mais cristãos. O meu modelo de mundo melhor é um mundo ateu, sem governos e com sexo liberado (mas com juízo) na adolescência. Mas você vai ver os meus amigos no Facebook, a maioria é de conservadores. E a grande maioria é de homens, a maioria das mulheres é conservadora. Por quê? É porque em matéria de ideias e do que nós não queremos, eu estou mais longe dos meus "iguais" do que dos conservadores cristãos. Por exemplo, eu condeno o Feminismo porque ele é anti-homem. E sendo anti-homem, o Feminismo é antissexo, tanto o feminismo do lesbianismo quanto o feminismo da família tradicional. Outro exemplo: eu rejeito aquele ateísmo que parece revolta contra a Igreja Católica mais vontade enrustida de... ter relações com alguém do mesmo sexo. Mas eu não sou sexualmente liberal porque eu faria sexo com o meu próprio filho (na idade adulta), mas acho o lesbianismo doentio. É, me disseram isso no Twitter. Ao final, eu rejeito algumas companhias que aparentemente querem melhorar o mundo (e sou rejeitada por elas) porque elas podem deixar o que já está ruim ainda pior.

03) Eu vou partir deste caso em particular para uma análise do meio liberal-conservador em geral

Eu já fui inscrita do canal do Nando Moura. Eu saí só porque eu vi que ele é muito burro e provinciano. Isso era 2017. Isso foi antes de ele passar vergonha fora de casa. Brasil 247: "Recomendado por Bolsonaro, Nando Moura espalha fake news e diz que Stalin recebeu Nobel da Paz"[13]. Revista Fórum: "Youtuber Nando Moura vai parar nos TTs após afirmar que Stalin recebeu duas vezes o Nobel da Paz"[14]. E esse caso foi 8 meses antes dessa picuinha que eu mostrei aqui.

Se o Nando Moura é o maior youtuber conservador do Brasil com 3,35 milhões de inscritos, isso é uma outra parte do problema. A mesma parte do problema que os 166 mil inscritos do Esdras Prado, um moleque fanfarrão entusiasta da intervenção militar. E agora eu parto do particular para o geral.

04) E o assunto nem ia ser esse...

Eu já tinha em mente o que eu vou dizer nos parágrafos seguintes e no próximo texto quando eu escrevi o meu texto anterior[15], sobre a deputada Isa Penna declamando aquele poema lésbico na Assembleia Legislativa de São Paulo, e o que eu vou dizer fica como uma continuação, até porque o outro texto ficou enorme.

O caso do meu texto anterior, eu descobri vendo as minhas atualizações do YouTube, mais exatamente o vídeo do canal O Distintivo[16]. Mas antes de ver esse vídeo, eu me dei o trabalho de pesquisar "Isa Penna" no Google, achei os perfis dela no Instagram e no Twitter, uma reportagem no jornal O Globo e algumas reportagens em páginas esquerdistas, então juntei essas reportagens mais algumas postagens dela em redes sociais e trouxe pra você. Ninguém fez a pesquisa que eu fiz antes de comentar algo, ninguém fora da esquerda. O vídeo compartilhado pela própria deputada no Twitter tem 1 minuto e 43 segundos. Todos os conservadores que comentaram o vídeo mostraram uma série de recortes desse vídeo que distorcia o conteúdo original, incluindo o deputado Douglas Garcia, que anunciou um pedido de cassação dela, em um vídeo de 2 minutos e 10 segundos[17].

E essa postura é comum no meio liberal-conservador, essa postura de espalhar recorte de vídeo sem indicação de fonte, ou foto isolada com estória sensacionalista, ou estória sensacionalista sem imagem ou vídeo e sem fonte. Mas eu digo que isso é comum no meio liberal-conservador não é entre comentaristas de vídeo no YouTube ou de postagem de rede social, é principalmente entre quem produz conteúdo. E sempre que eu me dei o trabalho de pesquisar fontes pra escrever pra vocês, eu descobri todas as fontes primárias em no máximo uma tarde.

Há menos de 2 meses, a deputada federal Carla Zambelli publicou um vídeo dizendo que um projeto de lei da então deputada Manuela D'Ávila legalizava o incesto e talvez a pedofilia[18]. O projeto de lei não tinha nada a ver com isso e nem era da Manuela D'Ávila. Pelo menos o Jornal da Cidade teve a decência de publicar a errata no dia seguinte sobre a autoria da Manuela D'Ávila[19]. Mas o meio conservador em geral "comprou a narrativa", a honrosa exceção que eu conheço é o professor (de Direito) Fábio Rapp[20]. E isso porque o projeto de lei tem 3 artigos[21], 4 na proposta de emenda do Jean Wyllys[22].

Em julho do ano passado, circulou nas redes sociais que a GloboNews fez uma reportagem dizendo que a pedofilia é doença (muitos conservadores pensam que é crime). O estilo de sempre, vídeos de 30 segundos, 1 minuto, sem data, sem fonte. Eu pesquisei e escrevi a respeito[23], com a fonte da reportagem original (de mais de 8 meses antes, mas a turma dava a entender que eram poucos dias) e a transcrição do vídeo na íntegra (eu não embuti o vídeo porque não deu certo).

05) "Hoax" e "fake news"

Eu vi que o texto já está grande, mas eu tenho que deixar esta nota. O que é mais comum no meio conservador não é "fake news", é "hoax". A mesma coisa do fim da década de 2000, que circulava via e-mail. Se você tem uns 30, 40 anos, se lembra daquela estória de um grupo que colocava agulha de injeção com sangue contaminado com HIV em assento de cinema? Isso é "hoax", só que hoje pode ter foto, áudio ou vídeo e circular no Twitter, no Facebook ou no WhatsApp. "Fake news" é, ao pé da letra, notícia falsa. E a ideia da coisa falsa é ser parecida com a verdadeira. Então, quem publica "fake news"? Jornal. E qual a corrente que publica "fake news"? Principalmente a esquerda, que é quem está na imprensa e nos corpos docentes das universidades.

06) Sobre os "articuladores do bolsonarismo"

Agora eu volto ao comentário do Clayson[24]:

Hoje, agora, o que a gente vê... e olha, não completamos 9 meses de governo... o que a gente realmente vê é que formou-se um grupo que não tem solidez, que a qualquer momento ele pode ruir.

Além de ser um grupo de gente quase sempre burra e provinciana, a direita cristã é cheia de boateiros e tem muita gente carreirista nas lideranças, lembrando que as lideranças não costumam ser das pessoas mais intelectualmente qualificadas. Foi apesar disso que Jair Bolsonaro foi eleito presidente, e por isso o fim do grupo "bolsonarista" (ou "olavista", ou "bolsolavista") não vai tirar a base do governo. E é isso que eu vou explicar na parte B.

NOTAS E REFERÊNCIAS:

[01] "LAVA TOGA RACHOU A DIREITA - Olavo de carvalho e Nando Moura", Clayson, 17 de setembro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=lQVdxu0dFN0.

[02] "CRETINOS - Red Globo e Flávio Bolsonaro", Nando Moura, 14 de setembro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=MhZMXdK0yw8.

[03] "Todo apoio ao Bolsonaro", Olavo de Carvalho, 15 de setembro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=AkdxMZOUcK4.

[04] "Assistiu o vídeo do OLAVO DE CARVALHO???", Nando Moura, 16 de setembro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=WrPPCa7k9W0.

[05] "CRETINOS - Red Globo e Flávio Bolsonaro", Nando Moura, 14 de setembro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=MhZMXdK0yw8&t=7m3s.

[06] "O QUE FLÁVIO BOLSONARO TEM A DIZER DA LAVA TOGA?", Terça Livre TV, 10 de setembro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=7OiEfGwhKfY.

[07] "E o LILO??? E o ALLAN???", Nando Moura, 08 de outubro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=XdaKm1ZouCI.

[08] "CONGRESSO PERDE PRAZO PARA AS ELEIÇÕES DE 2020", Terça Livre TV, 03 de outubro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=D8PoOA2KZG4&t=15m37s.

[09] "CONGRESSO PERDE PRAZO PARA AS ELEIÇÕES DE 2020", Terça Livre TV, 03 de outubro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=D8PoOA2KZG4&t=16m26s.

[10] "RESPONDENDO AO NANDO MOURA #1", LiloVLOG, 08 de outubro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=ir2Rgq9ucfA.

[11] "RESPONDENDO AO NANDO MOURA #2", LiloVLOG, 09 de outubro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=-5z5A48DIRk.

[12] "A atitude RIDÍCULA do NANDO MOURA", Tramonte, 08 de outubro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=SQ7zl4IEtiE.

[13] "Recomendado por Bolsonaro, Nando Moura espalha fake news e diz que Stalin recebeu Nobel da Paz", Brasil 247, 06 de fevereiro de 2019, https://www.brasil247.com/brasil/recomendado-por-bolsonaro-nando-moura-espalha-fake-news-e-diz-que-stalin-recebeu-nobel-da-paz.

[14] "Youtuber Nando Moura vai parar nos TTs após afirmar que Stalin recebeu duas vezes o Nobel da Paz", Revista Fórum, 06 de fevereiro de 2019, https://revistaforum.com.br/politica/youtuber-nando-moura-vai-parar-nos-tts-apos-afirmar-que-stalin-recebeu-duas-vezes-o-nobel-da-paz.

[15] "Como os conservadores fizeram feio ser hétero e bonito ser homo - episódio 6: uma deputada de esquerda fala putaria na assembleia e ajuda a foder os conservadores", 09 de outubro de 2019, A Vez das Mulheres de Verdade, https://avezdasmulheres.blogspot.com/2019/10/feio-ser-hetero-bonito-ser-homo-6.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2019/10/feio-ser-hetero-bonito-ser-homo-6.html.

[16] "DEPUTADA ISA PENNA DIZ: 'SOU PUT@, SOU MULHER' E SERÁ CASSADA", O Distintivo, 03 de outubro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=-Nrm9bZyhhg.

[17] Douglas Garcia, 02 de outubro de 2019 às 20:16, https://twitter.com/DouglasGarcia/status/1179535546265284608.

[18] "Deputada Carla Zambelli denuncia Estatuto das Famílias do Século XXI", Jornal da Cidade Online, 19 de agosto de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=7cZPMeYGMqY.

[19] "Zambelli denuncia Estatuto das Famílias do Século XXI (Veja o Vídeo)", Jornal da Cidade Online, 20 de agosto de 2019, https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/16013/zambelli-denuncia-projeto-de-manuela-que-pretende-legalizar-casamento-entre-pais-e-filhos-veja-o-video.

[20] "POLÊMICA: Projeto de Lei 3.369/15 do PCdoB - ENTENDAM - por Fabio Rapp", Fabio Rapp, 21 de agosto de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=Xa48CqKkCxc.

[21] Projeto de Lei PL 3369/2015, 21 de outubro de 2015, https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2024195.

[22] Parecer do Relator n° 1 da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), 05 de maio de 2016, https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2083632.

[23] "Direita cristã, acabou! - parte 42: a série da Globo News sobre pedofilia e como os conservadores vão fazer a pedofilia continuar a ser doença, o transexualismo deixar de ser e a heterossexualidade masculina ser tratada como se fosse", 21 de julho de 2018, A Vez das Mulheres de Verdade, https://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/07/direita-crista-acabou-parte-42.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2018/07/direita-crista-acabou-parte-42.html.

[24] "LAVA TOGA RACHOU A DIREITA - Olavo de carvalho e Nando Moura", Clayson, 17 de setembro de 2019, https://www.youtube.com/watch?v=lQVdxu0dFN0&t=600.

Por que as últimas brigas na direita NÃO vão abalar o governo Jair Bolsonaro nem fazer a esquerda voltar à Presidência da República
parte A no A Vez das Mulheres de Verdade parte A no A Vez dos Homens que Prestam
parte B no A Vez das Mulheres de Verdade parte B no A Vez dos Homens que Prestam
  • 0Blogger Comment
  • Disqus Comment

Leave your comment

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

comments powered by Disqus

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...