domingo, 28 de maio de 2017

Direita cristã, acabou! - parte 31: a esquerda mostra solidariedade ao Reinaldo Azevedo no caso do grampo, mesmo com puxões de orelha, enquanto a direita diminui o caso

Fachin manda apurar divulgação de conversa de jornalista com irmã de Aécio

Diálogo entre Reinaldo Azevedo e Andrea Neves teve sigilo retirado. ABI diz que a PGR violou sigilo da fonte; Ministério Público diz que não divulgou nem juntou diálogo aos autos.

Por Mariana Oliveira, TV Globo, Brasília

25/05/2017 16h32 - Atualizado 25/05/2017 16h35

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério Público Federal investigue se houve irregularidade na divulgação de uma conversa do jornalista Reinaldo Azevedo com Andrea Neves, irmã de Aécio Neves.

A interceptação foi feita dento da Lava Jato, mas o diálogo não tinha relação com a investigação.

"Os fatos narrados merecem rigorosa apuração. Especialmente à luz do inafastável e integral respeito ao sigilo de fonte e demais garantias constitucionais próprias do Estado Democrático de Direito e da liberdade. Desse modo, encaminhe-se, com urgência, cópia da referida petição ao Ministério Público Federal para as medidas cabíveis relativas à apuração dos fatos", afirmou Fachin.

Reinaldo Azevedo afirmou que teve "conversas suas interceptadas e divulgadas indevidamente, em franca violação à Constituição Federal". A defesa do jornalista diz que o episódio foi uma "vergonha".

"De um lado há informações dando conta de que esta Corte divulgou as gravações. De outro lado, a Procuradoria-Geral da República correu para informar, em nota, que 'não anexou, não divulgou, não transcreveu, não utilizou como fundamento de nenhum pedido, nem juntou o referido diálogo aos autos'. [...] O que aconteceu foi uma vergonha. Não é preciso muito para se ter em mente que o sigilo de uma fonte de um jornalista é um princípio básico da liberdade de expressão. Não há democracia sem garantia absoluta ao sigilo de fonte. Enfim, uma vez espalhados os diálogos, nada será capaz de corrigir com eficácia os efeitos nefastos desta divulgação", diz a petição, que completa que "devem-se tomar as providências necessárias para se apurar os fatos".

Para os advogados, o jornalista poderá pleitear danos morais, mas pode ter ocorrido crime previsto na lei das interceptações - o texto considera crime punível com prisão de até quatro anos e multa quebrar segredo de Justiça sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Entenda o caso

Na última terça (23), o site de notícias "BuzzFeed" divulgou uma conversa entre o jornalista Reinaldo Azevedo e Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB).

O diálogo, sem qualquer indício de crime, foi disponibilizado pelo próprio STF, a partir da retirada de sigilo de todos os documentos da delação premiada da JBS.

A divulgação, porém, levou Azevedo a pedir demissão da revista e provocou protestos de outros jornalistas e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Nesta quarta-feira (24), o ministro Edson Fachin, relator da delação da JBS, mandou retirar do processo e pôr sob sigilo os áudios das interceptações telefônicas de investigados no caso, entre eles Aécio e Andrea Neves.

"Fachin manda apurar divulgação de conversa de jornalista com irmã de Aécio", G1, 25 de maio de 2017, http://g1.globo.com/politica/noticia/fachin-manda-apurar-divulgacao-de-conversa-de-jornalista-com-irma-de-aecio.ghtml.

Solidariedade à esquerda

The Intercept Brasil, 23 de maio: "A divulgação da ligação de Reinaldo Azevedo é um grave ataque à liberdade de imprensa", Glenn Greenwald e Erick Dau[01].

"O Conversa Afiada reproduz artigo de Glenn Greenwald e Erick Dau no Intercept Brasil"[02].

Jornalistas Livres, 23 de maio: "Contra o arbítrio, em solidariedade a Reinaldo Azevedo", Laura Capriglione[03].

Blog da Cidadania, 24 de maio: "A vingançazinha da Lava Jato contra Reinaldo Azevedo", Eduardo Guimarães[04].

O Cafezinho, 23 de maio: "Caso Reinaldo Azevedo: solidariedade com puxão de orelhas", Tadeu Porto[05].

Diário do Centro do Mundo, 23 de maio: "Estado de exceção: Azevedo é um jornalista tenebroso, mas o grampo da PGR é indefensável. Por Kiko Nogueira"[06].

Tijolaço, 23 de maio: "MP divulga diálogo de Reinaldo Azevedo, já ex-Veja. Se quiser, publique aqui", Fernando Brito[07].

Diário do Centro do Mundo, 24 de maio de 2017: "Azevedo provou do próprio veneno e agora sabe que democracia não pode ser relativizada. Por Joaquim de Carvalho"[08]. No final, depois de ter dito horrores, disse: "Independentemente disso, quem atentou contra Reinaldo Azevedo merece punição. Não por ele, mas por nós."

Justificando, Carta Capital, 24 de maio: "Juristas repudiam divulgação de áudio entre Reinaldo Azevedo e Andréa Neves"[09].

Diário do Centro do Mundo, 25 de maio: "Na Lava Jato, quem enxerga excessos é tratado como exceção. Por Marcos de Vasconcellos"[10].

Diário do Centro do Mundo, 27 de maio: "Violações de direitos na sociedade do espetáculo. Por Marco Aurélio de Carvalho"[11].

Sensacionalista, 23 de maio: "Pessoas sãs querem processar Fachin por lhes fazer defender Reinaldo Azevedo", Marcelo Zorzanelli[12].

Besteiras à direita (e algumas boas respostas)

Olavo de Carvalho

25 de maio de 2017 às 15:38

Arruinaldo "Estado de Direito" Azebunda armou o mais lindo golpe autopublicitário da década, e muita gente boa está caindo na sua armadilha. Com emprego antecipadamente garantido na Rede TV, pediu demissão da Veja e da Joven Pan, fazendo-se de vítima de uma ofensa que ninguém lhe fez e de uma censura que ninguém lhe impôs. Aproveitou, é claro, para sujar mais um pouco a reputação do juiz Sérgio Moro, uma atividade que tem constituído a sua mais constante ocupação profissional nos últimos anos.

Atendendo a insistentes pedidos que me solicitavam um showzinho de nobreza -- como se nobreza fosse moeda de troca --, quase caí na esparrela de sair defendendo quem nada sofreu e só ganhou com essa história toda.

Sinto muito, amigos: quem vai na conversa do Arruinaldo é TROUXA.

(https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10155282435382192)

Luciano Henrique Ayan

25 de maio de 2017 às 18:24


Olavo de Carvalho profere uma tese (que já havia sido publicada ontem por alguns setores dessa "direita janotista").

Mas a tese apresenta complicações:

1 - Como Reinaldo de Azevedo pode ter feito isso para "atacar Sergio Moro" (como Olavo alega) se a ação envolvendo os áudios de Andrea Neves NÃO TEM nenhuma participação do juiz Sérgio Moro? Aliás, os áudios foram liberados por Fachin.

2 - Como Reinaldo de Azevedo poderia ter armado este tipo de golpe. Ele teve acesso aos áudios? No meio daqueles 2200 áudios, como ele sabia qual encontrar? Quem vazou esta informação de como encontrar esse áudio ao Reinaldo? Por que ninguém teria "achado" isso antes?

Acho que a tese do Olavo tem dois furinhos. Fica como colaboração à essa majestade da direita nacional.

P.S.: Vocês viram meu tom quase neutro e pacificador, para não dar pretexto para butthurt. Mas as perguntas estão aí para serem respondidas.

(https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1561890207168891&set=a.745128438845076.1073741827.100000437804969)

Meus comentários

Como eu tenho dito, a Operação Lava Jato é o eu-comi-a-sua-irmã da política. Ou essa operação começa a investigar pelo menos o dinheiro da Petrobrás que foi a campanha da Dilma Rousseff em 2014, ou pode acabar. No começo, os lulopetistas diziam que a operação era da direita contra o PT. Agora, a direita diz que a esquerda é contra porque vai pegar o Lula e a esquerda diz que a direita é contra porque vai pegar o PSDB e "os empresários".

E por que eu me dei o trabalho de fazer essa lista de postagens da BLOSTA? Porque, como eu já adverti, a direita burra faz nascer a esquerda sensata.

Abigail Pereira Aranha

NOTAS:

[01] https://theintercept.com/2017/05/23/a-divulgacao-das-ligacoes-de-reinaldo-azevedo-e-um-grave-ataque-a-liberdade-de-imprensa

[02] https://www.conversaafiada.com.br/brasil/reinaldo-azevedo-e-vitima-de-atentado-a-liberdade-de-expressao

[03] https://jornalistaslivres.org/2017/05/solidariedade-a-reinaldo-azevedo

[04] http://www.blogdacidadania.com.br/2017/05/a-vingancazinha-da-lava-jato-contra-reinaldo-azevedo

[05] http://www.ocafezinho.com/2017/05/23/caso-reinaldo-azevedo-solidariedade-com-puxao-de-orelhas

[06] http://www.diariodocentrodomundo.com.br/estado-de-excecao-azevedo-e-um-jornalista-tenebroso-mas-o-grampo-da-pgr-e-indefensavel-por-kiko-nogueira

[07] http://www.tijolaco.com.br/blog/mp-divulga-audio-de-reinaldo-azevedo-ja-ex-veja-se-quiser-publique-aqui

[08] http://www.diariodocentrodomundo.com.br/azevedo-provou-do-proprio-veneno-e-agora-sabe-que-democracia-na%CC%83o-pode-ser-relativizada-por-joaquim-de-carvalho

[09] http://justificando.cartacapital.com.br/2017/05/24/juristas-repudiam-divulgacao-de-audio-entre-reinaldo-azevedo-e-andrea-neves

[10] http://www.diariodocentrodomundo.com.br/na-lava-jato-quem-enxerga-excessos-e-tratado-como-excecao-por-marcos-de-vasconcellos

[11] http://www.diariodocentrodomundo.com.br/violacoes-de-direitos-na-sociedade-do-espetaculo-por-marco-aurelio-de-carvalho

[12] https://www.sensacionalista.com.br/2017/05/23/pessoas-sas-querem-processar-fachin-por-lhes-fazer-defender-reinaldo-azevedo

  • 0Blogger Comment
  • Disqus Comment

Leave your comment

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

comments powered by Disqus

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...