sábado, 12 de janeiro de 2019

A ética na política como doença autoimune

Abigail Pereira Aranha

Eu avisei em 2015 que não existe ética com burrice.[01] Eu avisei em outubro que os votos em Jair Bolsonaro no primeiro turno e a então futura eleição no segundo não significavam que o eleitorado brasileiro mudou da água pro vinho.[02] Eu avisei em março que Lula ou o candidato que ele indicasse poderia ser eleito porque havia uma cultura de inveja e mediocridade que estava muito espalhada no eleitorado brasileiro.[03] Eu avisei há quase 15 dias que os lulopetistas têm um sistema ético pervertido, e que muitos lulopetistas que não são militantes profissionais e votaram em Lula em 2006 e na Dilma Rousseff em 2010 só abandonaram o PT em 2018 porque o partido não conseguiu cumprir tudo que prometeu para exaltar as pessoas pobres de espírito.[04]

Eu avisei a algumas pessoas da direita e do meio conservador que não adianta ter discurso ético sem trabalhar a integência. Um exemplo[05]:


DelegadoFrancischini @Francischini_ 31 de mar de 2018

COMPARTILHE se você apóia o PL 9895/18, de autoria do Dep Delegado Francischini e Jair Bolsonaro, que REVOGA os BENEFÍCIOS para EX-PRESIDENTES da REPÚBLICA.

@jairbolsonaro

Delegado Francischini

Fim dos benefícios milionários para ex-presidentes

Fundamento:

Carro de luxo, gasolina à vontade e oito funcionários à disposição. Atualmente, Lula (PT), José Sarney (PMDB), Fernando Collor de Mello (PTB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) usam estes luxos pagos pelo povo. Com o fim dessas benesses, o Brasil economizaria mais de R$3 milhões por ano e poderia destinar este dinheiro para saúde e educação.

Qual é a sua opinião?

Se você apoia, compartilhe!

facebook.com/MovimentoContraCorrupcao

MCC

www.contracorrupcao.org

Abigail P. Aranha

@AbigailPAranha

Em resposta a @Francischini_ @jairbolsonaro

3 milhões de reais por ano não é 1% do orçamento de Juazeiro do Norte (CE), cidade com cerca de 250.000 habitantes.[06] A direita xucra (royalties para Reinaldo Azevedo) é quase tão horrível em contas quanto em Direito.

21:59 - 9 de abr de 2018

Eu avisei em 29 de maio no Twitter:

"Nelson Meurer é primeiro deputado condenado pelo STF na Lava Jato". Nos Assuntos do Momento agora. Ele é do PP e acusado de receber R$ 29,7 milhões desviados da Petrobrás. Se lembra do Pedro Barusco, executivo indicado pelo José Dirceu que prometeu DEVOLVER 250 milhões em 2014[07]?[08]

"Nelson Meurer é primeiro deputado condenado pelo STF na Lava Jato". Entendeu agora que a Operação Lava Jato foi refeita para SALVAR o PT de responder pelo PETROLÃO? Termo que, por sinal, já sumiu das notícias. E tem gente da direita comemorando.[09]

Você pode definir o que é corrupção, não só no sentido político-administrativo? Corrupção é adulteração, ou degeneração. No caso político-administrativo, a corrupção é o ato ou o efeito de degradar o que é normal, desejável ou previsto na máquina pública ou na vida sociopolítica. Só ignorantes medonhos em Administração Pública ou Direito Público pensam que o orçamento público da União, de um estado ou de um município é uma conta de onde "os políticos" tiram quanto e quando querem sem prestar contas. E nem menciono o Portal Transparência, que quase ninguém sequer conhece. Nem menciono o princípio constitucional da impessoalidade (as leis não podem ser para um indivíduo específico, só algumas legislações abaixo da lei, como a portaria). Eu me refiro ao aspecto contábil e administrativo em si. A Administração Pública não é mais livre que uma empresa privada, ao contrário. E uma empresa privada não pode, por exemplo, pagar salários diferentes a empregados com mesma função nas mesmas condições, porque a lei proíbe. Então, a corrupção não é desvio de verba ou favorecimento pessoal. Estes são efeitos da corrupção. Mas a cabeça dinheirista da direita ajuda a fazer essa confusão ser generalizada. Talvez eu seja a primeira pessoa que você viu dizer o que eu disse há pouco.

Pra você entender melhor o que eu disse sobre corrupção (ou entender ainda menos), vou dar um exemplo de um dos maiores esquemas de corrupção do Brasil: o sistema de cotas sociorraciais nas universidades. Primeiro, o sistema seletivo perde a organização e o sentido. A sua classificação fica abaixo da de outro cotista se você é cotista ou da de outro não-cotista se você é não-cotista, mas um não-cotista pode perder a vaga para um cotista que teve menos pontos. Segundo, isso nos dá milhares ou milhões de pessoas exercendo profissões com diplomas falsos (já que se a entrada no curso universitário é duvidosa, o diploma dele também é). Terceiro, o cotista graduando ou diplomado ou alguém que espera conseguir uma vaga no sistema de cotas tende a votar ou deixar de votar em um candidato a um cargo político federal em função de o que ele vai fazer ou deixar de fazer com o sistema de cotas. Mas quem ganha dinheiro com isso? Aparentemente, ninguém. Mas se ninguém perde ou deixa de ganhar dinheiro individualmente, a porcaria está liberada?

O que tem o nome de combate à corrupção ou combate aos privilégios no serviço público pode ser inveja camuflada ou canalhice camuflada. Ah, e isso me lembra a minha experiência profissional. Em todas as empresas em que eu trabalhei, se eu fosse a última a sair ou recebesse a oferta de carona do chefe, ia ficar "provado" que eu dava pro chefe. Todas as esposas de todos os patrões que eu tive não simpatizavam comigo. Alguns chefes ficavam com medo de me promover para alguns empregados não pensarem que ele estava me comendo. Eu já passei algumas situações perigosas no trabalho porque eu chamei alguns clientes homens e os maridos de algumas colegas de "gatinho" (e eu nem estava "dando em cima" do homem, não me deram a chance de tentar).

Mas ainda temos outro problema: a honestidade sincera pode ser praticada como burrices contraproducentes. Para explicar isso, vou fazer uma parábola com um texto sobre doenças autoimunes[10].

As doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.

(...) Por exemplo, sabemos que pacientes com a síndrome de Guillain-Barré frequentemente apresentam um quadro de diarreia infecciosa causada pela bactéria Campylobacter jejuni semanas antes da doença se manifestar. Imagina-se que o sistema imunológico possa criar anticorpos contra algumas das proteínas da bactérias que sejam parecidas com proteínas existente nos nossos neurônios. Esta semelhança pode confundir os anticorpos, fazendo com que os mesmos ataquem estruturas do sistema nervoso achando que estão atacando a bactéria Campylobacter jejuni.

A ética empresarial e a ética na política e no serviço público muitas vezes são como doenças autoimunes. Por que o caso Mensalão foi denunciado em 2005 e o então presidente conseguiu se reeleger em 2006 e eleger alguém do partido em 2010? Eu expliquei em outros textos, como "Direita cristã, acabou! - parte 41: a volta da gentalha e o evangelho da inveja", que o povo não é tão honesto e conservador quanto alguns pensam. Mas agora, vou chamar a atenção a outro ponto: quando o escândalo aconteceu, representantes do governo Lula e do PT disseram que não fizeram nada que não tivesse sido feito antes pelos antecessores. Pronto! A doença autoimune já estava se instalando. Não é por acaso que o partido do Mensalão, que foi o esquema de compra de apoio ao governo entre os congressistas de outros partidos, era famoso antes de chegar à Presidência da República por denunciar e investigar corrupção. Também não é por acaso que os eleitores do PT em 2006, 2010 e 2014, quando já tinha sido denunciados o Mensalão e, em 2014, o Petrolão só falam na corrupção dos outros. Alguns desses eleitores do PT falam que todos os políticos são iguais mas o PT fez bem aos pobres, e os outros defenderam que o combate à corrupção só aconteceria se Dilma Rousseff voltasse à presidência ou se Lula fosse eleito em 2018 (Dilma sofreu impeachment por corrupção e improbidade administrativa, Lula é um presidiário impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa). Mas o pior não é que esquerdistas e "losers" vigaristas pensem isso, o pior é que até o que devia ser a oposição acredita naquele PT que se passava como defensor da justiça.

Vou estender essa parábola até o aspecto da Educação. O anticorpo na doença autoimune "lê" um agente patogênico uma vez e depois "lê" uma parte do corpo e interpreta errado, como se fosse aquele agente patogênico. Se o movimento esquerdista sabotou o sistema educacional como os conservadores dizem, é muito provável que eles mesmos sejam tão analfabetos funcionais quanto os esquerdistas da geração deles. Quem disse que o Método Paulo Freire de alfabetização é um plágio do método do missionário cristão Frank Charles Laubach[11] acabou quase confessando indiretamente que a alfabetização do cristão conservador é a do militante esquerdista com clichês e gatilhos trocados.

E ontem, eu achei um exemplo desenhado, até didático[12]:


Jair M. Bolsonaro @jairbolsonaro 11 de jan

Peço desculpas à grande parte da imprensa por não estar indicando inimigos para postos em meu governo!

Patrícia Lélis @lelispatricia 11 de jan

O problema é que colocar parente em cargos públicos triplicando o salário como fez seu vice presidente é nepostismo, e o certo seria indicar pessoas por suas qualificações não pelo nível de amizade com você.

É muito surpreendente ter que explicar isso ao PRESIDENTE DO BRASIL.

Igor Carvalho

@igorgabrielcun1

Em resposta a @lelispatricia

Dilma Bolada

@diImabr

Esta é Paula Araujo Rousseff, Procuradora concursada desde 2003, servidora de destaque do TRT. Sua mãe foi Presidente do Brasil e NUNCA nomeou ou permitiu a nomeação de sua filha para qualquer cargo no governo, mesmo ela tendo todas as qualificações técnicas. Isso se chama ética.

11:56 - 11 de jan de 2019[13]

19:34 - 11 de jan de 2019

Não, isso se chama hipocrisia ou burrice. Vou colocar um problema pra você pensar: a melhor pessoa para um cargo técnico proeminente numa grande empresa privada ou numa repartição do serviço público é amiga ou familiar de uma pessoa do alto escalão, o que fazer? Veja bem: não é só uma das pessoas tecnicamente qualificadas para o cargo, é a melhor entre elas. Se você vê um problema na promoção dessa pessoa, você não entendeu bem o que é Ética ou qualidade de serviço em uma empresa ou em uma repartição pública. Isso é diferente de Ética Profissional ou ética no serviço público, que é aquela doença autoimune que eu tentei explicar lá atrás. Outra coisa: se um funcionário de alto escalão e um funcionário de um cargo nível Ensino Médio ou Ensino Fundamental têm cada um deles um familiar ou um amigo no mesmo empregador, qual dos dois tem mais chance de ter qualificação para um cargo de alto escalão? Mais uma: se uma pessoa com formação universitária é de família pobre, qual é a chance de ela ter tido apoio de uma pessoa rica? Mas isso é estar desatualizado, agora o filho do pedreiro pode ser doutor. Ops! O mérito é de quem? Do governo do presidiário e do governo da deposta por impeachment. Entendeu como eles chegaram à presidência?

Hoje, se uma pessoa é promovida no serviço público por merecimento, mas tem um amigo ou alguém da família na política ou no alto escalão, a primeira ideia que ocorre sobre o caso é nepotismo, mesmo com prova do contrário. É a promoção dissimulada do evangelho da inveja que eu mencionei. E o medíocre fracassado invejoso, o pilantra esperto ou o moralista burro conseguem, por causa dela, ser confundidos com pessoas éticas de verdade.

E essa reflexão dos dois parágrafos acima, eu puxei sem levar em conta que a Paula é filha da Rainha Louca. Agora vamos à Patrícia Lélis, que comentou a postagem do presidente. Vou usar o argumentum ad womynem (ataque pessoal contra feminista). Essa é a mesma moça que acusou o deputado pastor Marco Feliciano em 2016 de mantê-la em cárcere privado no apartamento dele, além de ela sofrer assédio sexual e tentativa de estupro. O juiz arquivou o caso no mês passado "por não vislumbrar elementos mínimos para a propositura de ação penal".[14] Falta de elementos mínimos foi uma declaração generosa: há registros de que o deputado estava na Câmara dos Deputados quando os crimes teriam acontecido.[15]

Essa é a situação do país: a pessoa que dizia "Dilma fica" e "Lula livre" fala em ética na política e no serviço público. No Mensalão, os beneficiários recebiam 30 mil reais ou mais em 2005.[16] No Petrolão, tivemos o executivo Pedro Barusco que só ele prometeu devolver 70 milhões de dólares, na época cerca de 250 milhões de reais. Se juntarmos todos os escândalos do governo Jair Bolsonaro, lembrando que existe ilegalidade sem escândalo e escândalo sem ilegalidade, dá pra pagar quantos mensaleiros e quantos Baruscos? Não é a questão de quem "roubou" mais. Jair Bolsonaro não está usando dinheiro público para comprar o Congresso, nem pra financiar portal de vagabundo que difama a oposição e a população honesta. A oposição de hoje que era simpática ao governo de 2003 a abril de 2016 não pode e não deve ser ouvida como uma oposição de democracia normal. Essas pessoas têm de ser tratadas como idiotas na melhor das hipóteses e criminosas na pior. Criminosas inclusive no sentido de apologia à tentativa de homicídio que Jair Bolsonaro sofreu na campanha eleitoral. Nem dá pra dizer "vai tomar no cu" porque alguns deles simpatizam com a ideia (bom, eu também simpatizo, mas no sentido literal e para a alegria dos amigos homens no mundo físico, hehehehe).

Termino deixando uma mensagem da Palavra de Deus, Mateus 23: 23 a 26:

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.

25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.

26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

NOTAS E REFERÊNCIAS:

[01] "Boas maneiras em queixas de estupro", 02 de julho de 2015, A Vez das Mulheres de Verdade, https://avezdasmulheres.blogspot.com/2015/07/boas-maneiras-em-queixas-de-estupro.html; e A Vez dos Homens que Prestam, http://avezdoshomens.blogspot.com/2015/07/boas-maneiras-em-queixas-de-estupro.html.

[02] "Jair Bolsonaro e o mapa do voto nas eleições presidenciais de 2018, menos mudança do que parece", 25 de outubro de 2018, A Vez das Mulheres de Verdade, https://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/10/mapa-do-voto-nas-eleicoes-2018.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2018/10/mapa-do-voto-nas-eleicoes-2018.html.

[03] "Direita cristã, acabou! - parte 41: a volta da gentalha e o evangelho da inveja", 12 de março de 2018, A Vez das Mulheres de Verdade, https://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/03/direita-crista-acabou-parte-41.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2018/03/direita-crista-acabou-parte-41.html.

[04] "O sistema de castas moral (As concubinas de Lúcifer 2)", 29 de dezembro de 2018, A Vez das Mulheres de Verdade, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2018/12/as-concubinas-de-lucifer-2.html; e A Vez dos Homens que Prestam, http://avezdoshomens.blogspot.com/2018/12/as-concubinas-de-lucifer-2.html.

[05] Abigail P. Aranha, 09 de abril de 2018 às 21:59, https://twitter.com/AbigailPAranha/status/983509780131123201.

[06]

De acordo com os cálculos apresentados pela assessoria técnica contábil da administração, a previsão de receita para o ano de 2018 supera os R$ 551,3 milhões. Em 2017, a previsão é concluir o ano com orçamento de mais de R$ 530 milhões.

"Audiência Pública discute propostas para elaboração da Lei Orçamentária Anual, em Juazeiro do Norte", Diário do Nordeste, 18 de outubro de 2017, http://blogs.diariodonordeste.com.br/cariri/economia/audiencia-publica-discute-propostas-para-elaboracao-da-lei-orcamentaria-anual-em-juazeiro-do-norte.

[07] "Ex-gerente da Petrobras aceita devolver dinheiro", Exame, 17 de novembro de 2014, https://exame.abril.com.br/brasil/ex-gerente-da-petrobras-aceita-devolver-dinheiro.

[08] Abigail P. Aranha, 29 de maio de 2018 às 21:29, https://twitter.com/AbigailPAranha/status/1001621541346598913.

[09] Abigail P. Aranha, 29 de maio de 2018 às 21:32, https://twitter.com/AbigailPAranha/status/1001622302239416320.

[10] "Doenças autoimunes - Causas, Sintomas e Tratamento", Dr. Pedro Pinheiro, MD.Saúde, 02 de dezembro de 2018, https://www.mdsaude.com/2008/10/doena-auto-imune.html.

[11] Por exemplo: "Método Paulo Freire, ou Método Laubach?", David Gueiros Vieira, 09 de março de 2004, reproduzido em http://paraibarama.blogspot.com/2008/12/mtodo-paulo-freire-ou-mtodo-laubach.html e http://www.escolasempartido.org/artigos-top/178-metodo-paulo-freire-ou-metodo-laubach.

[12] Igor Carvalho, 11 de janeiro de 2019 às 19:34, https://twitter.com/igorgabrielcun1/status/1083839601167474699.

[13] Dilma Bolada, 11 de janeiro de 2019 às 11:56, https://twitter.com/diImabr/status/1083724270902099968.

[14] "Juiz arquiva inquérito que investigava Feliciano por suspeita de estupro", Folha de São Paulo, 13 de dezembro de 2018, https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/12/juiz-arquiva-inquerito-que-investigava-feliciano-por-estupro.shtml.

[15] "Na TV, Patrícia Lélis tenta explicar denúncias contra Marco Feliciano", Metrópoles, 18 de agosto de 2016, https://www.metropoles.com/brasil/na-tv-patricia-lelis-tenta-explicar-denuncias-contra-marco-feliciano.

[16]

O deputado Roberto Jefferson, que "detonou" todo o esquema do "mensalão", ouvido no final de junho de 2005 no Conselho de Ética da Câmara destacou:

(...) - Eu recebi a informação que, depois da denúncia do mensalão, assessores de parlamentares tem ido lá pegar R$ 30 mil, R$ 40 mil, desde que as malas pararam de chegar. Não sei se no presente, mas até bem pouco tempo sim - denunciou Jefferson. Antes, Jefferson afirmara que os deputados que alegam nunca ter ouvido falar do mensalão, ou se omitem ou recebem dinheiro.

"Roberto Jefferson (PTB-RJ): Richard Nixon (Watergate) ou Carlos Lacerda? Monstro ou vestal? 'O MensaLAMA e a Reforma Política'", Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira, CONAMP - Associação Nacional dos Membros do Mínistério Público, 25 de novembro de 2014, https://www.conamp.org.br/pt/biblioteca/artigos/item/474-roberto-jefferson-ptb-rj-richard-nixon-watergate-ou-carlos-lacerda-monstro-ou-vestal-o-mensalama-e-a-reforma-politica.html.

  • 0Blogger Comment
  • Disqus Comment

Leave your comment

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

comments powered by Disqus

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...