segunda-feira, 26 de março de 2018

O estranho caso de Juliano Vieira Pimentel de Souza

Abigail Pereira Aranha

Quem é o homem que confessou ter matado Naiara em Caxias do Sul

Homem também confessou outro estupro ocorrido em outubro do ano passado

24/03/2018 | 12h34 Atualizada em 24/03/2018 | 13h37


Quem é o homem que confessou ter matado Naiara em Caxias do Sul reprodução/Facebook

Juliano Vieira Pimentel raptou Naiara Soares Gomes no dia 9 enquanto ela caminhava em direção à escola

Foto: reprodução / Facebook

Lizie AntonelloLizie Antonello

lizie.antonello@pioneiro.com

Juliano Vieira Pimentel, 31 anos, preso na tarde da última quarta-feira e que confessou ter raptado, estuprado e matado Naiara Soares Gomes, 7 anos, que estava desaparecida desde o dia 9 deste mês em Caxias do Sul, é natural de Vacaria, mas morava já há anos em Caxias. Há cerca de seis meses mudou-se com a mulher para uma casa alugada no bairro Serrano - dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Na garagem, guardava o carro comprado recentemente: um Palio branco, que norteou toda a investigação da Polícia Civil sobre o caso.

O aluguel no novo endereço foi tratado direto com os donos, "de boca" (sem contrato), e os R$ 400 sempre foram pagos rigorosamente em dia. Segundo a polícia, mantinha o mesmo emprego de operador de máquinas desde 2013, com conduta profissional irrepreensível.

— Era uma pessoa que tinha uma vida muito regrada no tocante ao trabalho, excelente servidor na empresa em que trabalhava. Desde 2013 trabalhava nesta empresa. Só a criminologia pode explicar o porquê dele pegar as meninas. São dois casos, mas não descartamos outros — disse o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa da Silva.

À época do sumiço de Naiara, ele trabalhava das 17h às 2h. Na semana seguinte, conseguiu transferência para o turno diurno.

Sem suspeitas também era a vida dele em casa com a mulher e na comunidade — eles não têm filhos. Vizinhos relataram que era "uma pessoa trabalhadora".

— Nós ficamos apavorados. Estamos até agora. Nunca desconfiamos. Ele não demonstrava — disse uma moradora.

Ninguém percebeu movimento de crianças na casa onde ele mora. Tanto que crianças pequenas, filhos de vizinhos, frequentavam a moradia.

— Eu ia na casa com minha netinha conversar com a mulher, que gosta muito de criança. Até agora (quarta-feira), a gente não acredita — contou uma moradora da redondeza.

— Aparentemente, pessoa boa. Não via nele nada de diferente, que fosse maldoso. Mas, começa a passar um monte de coisa pela cabeça... que poderia ser minha filha. A gente não pode, realmente, confiar em ninguém — acrescentou uma vizinha que tem duas filhas, uma de oito e outra de um ano.

O proprietário de um estabelecimento próximo, do qual Pimentel era cliente, também afirma desconhecer detalhes sobre a vida dele. Ainda assim, comenta que pessoas que pegavam ônibus com o homem para ir ao trabalho passaram a suspeitar do seu comportamento nas últimas semanas.

— Ele vinha aqui (no estabelecimento), mas nunca entrou em detalhes sobre a própria vida. Parecia uma pessoa tranquila. Mas os caras que pegavam o ônibus com ele me contaram que ele estava agindo de um modo muito estranho e tinha até pedido para ser transferido de turno — relata.

Para os demais vizinhos, prevalecia o tom de surpresa, embora todos os abordados pela reportagem assegurassem pouco saber sobre a intimidade do autor confesso.

— Era bem discreto. Só víamos saindo ou chegando em casa ou fazendo trabalhinhos no próprio terreno, como cortar a grama. É chocante. Não imaginamos que uma pessoa dessas possa estar na porta ao lado — ressaltou outro empresário das imediações que preferiu não se identificar.

A mulher de Pimentel mudou para outro local e a casa onde morava o casal foi desmanchada por iniciativa dos donos na última sexta-feira. A polícia disse, à reportagem, que o imóvel havia sido liberado depois do levantamento feito ainda no dia da prisão. Em depoimento, a mulher falou que desconhecia os crimes confessados pelo marido.

Inicialmente, Pimentel foi levado para o Presídio Regional de Caxias, mas foi transferido no dia seguinte para uma outra penitenciária do Estado.

Segundo o delegado que conduz o caso, Caio Márcio Fernandes, "a ideia é fechar o inquérito anterior" sobre o abuso que ele confessou ter cometido em outubro do ano passado contra uma menina que à época tinha oito anos. 

— Mas, possivelmente, num prazo não muito distante um do outro, concluiremos também o da Naiara — disse o delegado. 

Ao concluir o primeiro procedimento, a polícia pedirá a prisão preventiva, o que deve garantir que ele fique preso até o julgamento.

Pimentel deve ser indiciado por estupro de vulnerável, homicídio qualificado (as qualificadoras ainda serão determinadas conforme a causa da morte) e ocultação de cadáver. A pena é aumentada por se tratar de vítima criança.

Após o caso de 2017, o Instituto-Geral de Perícias fez um retrato falado do suspeito com base na descrição da vítima. Porém, não houve denúncias a partir da divulgação, mesmo Pimentel tendo uma característica física peculiar, o estrabismo.




Após caso registrado em outubro, polícia divulgou retrato falado do então suspeito

Foto: Instituto Geral de Perícias / Divulgação

"Quem é o homem que confessou ter matado Naiara em Caxias do Sul", Pioneiro, 24 de março de 2018, http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/policia/noticia/2018/03/quem-e-o-homem-que-confessou-ter-matado-naiara-em-caxias-do-sul-10198286.html.

As coisas estranhas

1) Que o rapto da Naiara tenha acontecido justo no dia em que o primo dela só a acompanhou até o meio do trajeto, vá lá. Mas como tudo isso aconteceu justo num ponto cego de câmeras de segurança?[01] E por que as testemunhas mencionaram não uma pessoa, mas um carro?[02] "A suspeita sobre o carro branco surgiu no relato de duas testemunhas, que apontaram ter visto a menina próximo a um veículo com estas características na Rua Júlio Calegari."

2) Seis dias antes, uma prima e uma tia da Naiara deram entrevista ao mesmo Pioneiro parecendo que não faziam a menor ideia de o que aconteceu.[03] Quatro dias depois, segundo matéria da StudioFM (quando o acusado já estava preso), "o homem atuava como um predador e ia para as ruas premeditado a raptar crianças. Seu alvos prediletos eram meninas de menos 10 anos que seguiam sozinhas para a escola."[04] Havia um tarado à solta e ninguém disse nada? E por que ele só foi acusado deste e de um outro caso de abuso sexual de criança?

3) Como a polícia foi de uma menção a um carro branco para o culpado confessando o crime em três dias?[05] "'Em cima de um detalhe que ele [carro] tem no lado direito, na parte traseira, e no vidro traseiro também. Assim chegamos a um determinado veículo. Quem é o proprietário? Coincidiu com esse cidadão', explicou o delegado regional Paulo Roberto Rosa da Silva."

4) Matéria do G1 do dia 21 às 22:32, atualizada no dia 22 às 10:23: "'O corpo dela estava em um banhado, no mato, já em estado de decomposição', relata o delegado. Não havia sinais de violência."[06] Matéria da Rádio Caxias, dia 22 às 12:20: "O depoimento prestado pelo suspeito, Juliano Vieira Pimentel de Souza, 31 anos, na noite de ontem, revelou com detalhes como a menina foi morta. (...). Com facilidade, ele estuprou a criança, que mesmo semiconsciente reagiu e tentou gritar, mas imediatamente foi contida por uma camiseta sendo colocada sobre a boca, enquanto seguia a prática sexual. Nos momentos seguintes percebeu que a menina respirava com dificuldades, e que o corpo estava mole."[07]

5) "Ninguém percebeu movimento de crianças na casa onde ele mora. Tanto que crianças pequenas, filhos de vizinhos, frequentavam a moradia". Na mesma casa onde aconteceu o crime.

6) De acordo com o portal LEOUVE, "ele teria aproveitado uma viagem da companheira e da filha para abusar sexualmente de Nayara, na casa da família".[08] De acordo com a Rádio Caxias, "na manhã do desaparecimento de Naiara, ele teria levado a esposa e a filha para um culto religioso, no bairro Esplanada e encontrado a menina na rua, quando fez a abordagem à vitima".[09] E as duas matérias são do mesmo dia, 21.

7) "Casa onde morava autor confesso de estuprar e matar Naiara é demolida em Caxias do Sul".[10] De acordo com matéria do Pioneiro do dia 23, "a iniciativa de demolir partiu dos donos do imóvel, que haviam alugado a casa para o investigado há cerca de seis meses. Desde que o homem foi preso, circulam ameaças em redes sociais para incendiar o imóvel." Mas no dia anterior, não tinha sido só ameaça, a casa já havia sido incendiada.[11]

8) Pesquisa via Google Maps: da rua Armindo Luiz Rech, no bairro Serrano, onde morava o acusado, até a rua Júlio Calegari, no bairro Esplanada, de onde a menina desapareceu, são 15 ou 16 km; da rua Armindo Luiz Rech até a represa do Faxinal, onde o corpo foi encontrado, são uns 10 km; da rua Júlio Calegari até a represa do Faxinal são uns 25 km. Com quase duas semanas do desaparecimento, o acusado aparece do nada confessando o crime e mostrando onde está o corpo, num lugar onde não seria achado tão cedo e já com a polícia atrás dele (o acusado).

Antes de fazer os meus comentários, eu vou copiar o comentário que eu fiz no vídeo "Teste para detectar possíveis pedófilos nas ruas do Brasil causa polêmica", Jornal Folha do Povo, 08 de janeiro de 2016[12]:


O legal é que, sem ter visto esse vídeo, eu publiquei um texto sobre o assunto NO MESMO DIA: "Seis e dezesseis", https://avezdasmulheres.blogspot.com/2016/01/seis-e-dezesseis-ou-direita-crista.html O problema começa com a confusão de pedofilia com sexo com adolescente. Se a "adolescente de 13 anos" tivesse aceitado as propostas, ela seria biologicamente capaz de ir em frente.

Ah, e já houve um caso de um rapaz que tinha uma namorada de 13 anos que foi condenado por estupro (contra a namorada), só por ela ser menor de 14.[13] Até onde vocês vão protegendo as suas filhas adolescentes da heterossexualidade masculina que vocês acham ofensiva PRA VOCÊS MESMOS?

Nos Estados Unidos, a atriz podia ser uma policial se passando por prostituta para PRENDER homens que procuram uma prostituta ADULTA. Enquanto isso, Donald Trump tem de se explicar por ter cometido adultério com uma atriz pornô e uma coelhinha da Playboy.[14]

Agora, de volta ao caso Juliano. Eu já escrevi em junho de 2015: "Esqueça a pedofilia, o perigo é outro".[15] Prefiro não tentar resumir aqui o que eu disse nesse texto ou no "Seis e dezesseis", que eu citei há pouco. Só adianto que interesse sexual por crianças é inverossímil (lá eu explico por que, a conversa é longa). E como se eu já não tivesse visto casos de falsas denúncias de sexo com crianças acabando em agressões, prisões arbitrárias ou morte, e casos estes contados na imprensa tradicional, eu vi este caso e já me soou meio mal contada a história.

A paranoia do estupro (de mulher por homem), a demonização do estupro (de mulher por homem) e o incentivo prático das falsas denúncias de estupro (de mulher contra homem) são um ataque ao homem mediano (não, lésbica imbecil, praticar a heterossexualidade não é ser estuprador nem vice-versa). O combate à pedofilia, incluindo a confusão do próprio conceito da pedofilia, é outro ataque. Sexo de homens adultos com meninas de 12 ou 13 anos não é pedofilia, é sexo com adolescente, idade em que muitas mulheres estavam casadas há uns 100 anos atrás. Se a lei não sabe a diferença entre comer uma menina de 13 anos e uma de 7, a lei é confusa, o que não transforma a burrice em algo respeitável. A criminalização do sexo de homens com meninas adolescentes tem a mesma raiz da criminalização do sexo como um todo. E a publicidade de casos reais, suspeitos, imaginados ou inventados de sexo de homens com crianças já não é a demonização do sexo, é a demonização do homem. Não é por acaso que a Liga Cristã Juvenil Antissexo tagarela que a pornografia leva à pedofilia e ao abuso sexual de crianças (veja bem, são duas coisas diferentes). Também não é por acaso que casos reais, suspeitos, imaginados ou inventados de abusos sexuais de crianças por mulheres são proporcionalmente muito menos divulgados. Se isso te parece estranho, eu te chamo a voltar àquela matéria do início do texto: por que a autora descreve o suposto estuprador de uma criança como um homem comum? Não digo que ela tenha feito isso por ser uma lesbofeminista, mas, na melhor das hipóteses, porque realmente acredita que o homem comum que ela descreve pode estuprar uma criança de 7 anos, uma adolescente de 13, uma adolescente de 17 ou uma mulher adulta, desde que ele não seja gay.

E por que um conservador dificilmente vai fazer essa análise que eu fiz ou sequer ler o que eu disse? Porque o homem conservador não é um homem, é um protetor de mulheres e crianças. O papel dele, pelos valores conservadores, é defender mulheres e crianças (não necessariamente esposa, mãe, irmã e filhos), estar atento a qualquer suposta ameaça como um cachorro quando vê uma pessoa diferente na casa dos donos. Na Bíblia, uma mulher briga por Deus, pelo povo de Deus, pelo marido ou pelo filho; um homem pode brigar para defender uma mulher estranha, como Daniel fez por Suzana em Daniel 13, ou porque uma mulher estranha foi estuprada, como 11 tribos de Israel guerrearam contra uma em Juízes 20. O problema aqui é que os próprios homens desumanizam outros homens pela simples acusação de sexo ou tentativa de sexo com uma mulher, como aconteceu com José quando foi acusado de tentativa de estupro pela mulher de Potifar. Em vez de uma mulher, pode ser uma criança.

Mas esse caso (o caso Juliano, não o caso Naiara) me cheira a mistura de Héberson Lima de Oliveira com Irmãos Naves. Se o Juliano for inocente e foi obrigado a confessar o crime, e se a esquerda pegar o caso, será uma vergonha para a turma do "bandido bom é bandido morto".

NOTAS:

[01] "Polícia investiga se menina desaparecida em Caxias do Sul foi levada por carro branco", G1, 13 de março de 2018, https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/policia-investiga-se-menina-desaparecida-em-caxias-do-sul-foi-levada-por-carro-branco.ghtml.

[02] "Polícia relaciona carro branco com o desaparecimento de menina em Caxias", Gaúcha ZH, 13 de março de 2018, https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2018/03/policia-relaciona-carro-branco-com-o-desaparecimento-de-menina-em-caxias-cjeq2nb3i01co01p48lfkej8w.html.

[03] "'Fazemos as buscas no mato esperando não encontrá-la', afirma prima de menina desaparecida em Caxias", Pioneiro, 18 de março de 2018, http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/policia/noticia/2018/03/fazemos-as-buscas-no-mato-esperando-nao-encontra-la-afirma-prima-de-menina-desaparecida-em-caxias-10193006.html.

[04] "Saiba como foi o depoimento colido do acusado de ter raptado, estuprado e matado menina Naiara", StudioFM, 22 de março de 2018, https://www.studio.fm.br/2018/03/saiba-como-foi-o-depoimento-colido-do-acusado-de-ter-raptado-estuprado-e-matado-menina-naiara.

[05] "Polícia encontra corpo de menina de 7 anos desaparecida e prende suspeito em Caxias do Sul", G1, 21 de março de 2018, https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/policia-encontra-corpo-de-menina-de-7-anos-desaparecida-e-prende-suspeito-em-caxias-do-sul.ghtml.

[06] "Grupo pede justiça após corpo de Naiara ser encontrado em Caxias do Sul", G1, 21 de março de 2018 22:32, atualizado 22 de março de 2018 10:23, https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/grupo-pede-justica-apos-corpo-de-naiara-ser-encontrado-em-caxias-do-sul.ghtml.

[07] "Caso Naiara: autor confessa com detalhes como matou a menina no mesmo dia do desaparecimento", Rádio Caxias, 22 de março de 2018, http://www.radiocaxias.com.br/portal/noticias/caso-naiara-autor-confessa-com-detalhes-como-matou-a-menina-no-mesmo-dia-do-desaparecimento-86770.

[08] "Suspeito de matar e ocultar corpo da menina Nayara é identificado", LEOUVE, 21 de março de 2018, http://leouve.com.br/suspeito-de-matar-e-ocultar-corpo-da-menina-nayara-e-identificado.

[09] "Força-tarefa da Polícia Civil esclarece desaparecimento da menina Naiara Gomes", Rádio Caxias, 21 de março de 2018, http://www.radiocaxias.com.br/portal/noticias/forcatarefa-da-policia-civil-esclarece-desaparecimento-da-menina-naiara-gomes-86742.

[10] "Casa onde morava autor confesso de estuprar e matar Naiara é demolida em Caxias do Sul", Pioneiro, 23 de março de 2018, http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2018/03/casa-onde-morava-autor-confesso-de-estuprar-e-matar-naiara-e-demolida-em-caxias-do-sul-10197458.html.

[11] "Casa de suspeito da morte de Naiara Gomes é alvo de tentativa de incêndio", Rádio Caxias, 22 de março de 2018, http://www.radiocaxias.com.br/portal/noticias/casa-de-suspeito-da-morte-de-nayara-gomes-e-incendiada-86751.

[12] https://www.youtube.com/watch?v=1ZOA1uvMkGE&lc=UgwH2c8tXWqIKJbkSiN4AaABAg

[13] "Por estupro de namorada de 13 anos, jovem é condenado a 8 anos de prisão", Midiamax, 05 de setembro de 2017, https://www.midiamax.com.br/por-estupro-de-namorada-de-13-anos-jovem-e-condenado-a-8-anos-de-prisao.

[14] "Ex-modelo da Playboy vai à Justiça para falar sobre caso com Trump", Notícias ao Minuto Brasil, 20 de março de 2018, https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/566014/ex-modelo-da-playboy-vai-a-justica-para-falar-sobre-caso-com-trump.

[15] "Esqueça a pedofilia, o perigo é outro", 08 de junho de 2015, A Vez das Mulheres de Verdade, http://avezdasmulheres.blogspot.com/2015/06/esqueca-pedofilia-o-perigo-e-outro.html; e A Vez dos Homens que Prestam, https://avezdoshomens.blogspot.com/2015/06/esqueca-pedofilia-o-perigo-e-outro.html.

  • 0Blogger Comment
  • Disqus Comment

Leave your comment

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

comments powered by Disqus

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...