quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Por que NÃO ser um profissional qualificado

Você vive ouvindo que o mercado é exigente e está procurando mão-de-obra qualificada, certo? Aí você vai a uma palestra atrás da outra, está sempre acompanhando programas, lendo blogs, lendo livros, etc pra ajudar você a conseguir um emprego. E além disso faz cursos um atrás do outro.

Aí, você vira o superprofissional, que vai fazer o maior sucesso e vai ser reconhecido pelo mercado, certo? ERRADO.

Dá uma olhada aqui pra ver por que não acreditar ao pé da letra em tudo que os especialistas que vivem de dizer tudo que dizem estão dizendo pra você, além da verdade que você já sabe (ou vai descobrir), mas eles nunca vão te dizer.

(Esse texto pode até lembrar um pouco o "31 motivos para NÃO SER um cara legal", do Doutrinador. Mas sabe que mercado de trabalho e mulher tem um bocado de semelhanças?)


  1. Se a sua vida profissional não for a tragédia toda que vamos dizer, você vai dar graças a Deus (literalmente) por cada coisa boa que você recebeu e que não foi mais do que você fez por merecer.


  2. Qualificação profissional (ou falta de mão-de-obra qualificada) é pretexto para pagar mal, diminuir vagas e demitir gente competente e de caráter.


  3. Cada vaga de emprego que aparecer, você vai se comportar como um cão de rua revirando lixo, e não como uma pessoa qualificada.


  4. Você vai dar graças a Deus (literalmente) só por ter um emprego.


  5. Você vai se empenhar e fazer coisas que não gosta para ficar em qualquer vaga que puder conseguir, em vez de trabalhar onde realmente gostaria.


  6. Você vai ser assediado(a) por um chefe medíocre que tem raiva da sua inteligência, da sua competência e das suas qualidades pessoais.


  7. Se você acreditar nos conselhos de que tem que ser mais capacho do que você já é, mais paciente do que você já é, mais esforçado do que você já é, mais tudo que dizem que você tem que ser do que você já é, para manter o emprego, o seu amor-próprio vai ser cada vez menor, a sua dignidade vai cair, o seu salário vai diminuir, você vai agüentar cada vez mais desaforos para continuar no emprego. Até perder o emprego. Então, pensará que falta alguma coisa e você vai começar esse ciclo no próximo emprego ainda pior que no anterior.


  8. Fazer bem feito é obrigação e acertos nunca fazem diferença, só os seus erros são importantes.


  9. Você vai conseguir o primeiro emprego fácil. Assim que tiver experiência.


  10. Você vai conseguir o segundo emprego fácil. Assim que tiver experiência suficiente no primeiro.


  11. Você vai ser procurado pelas empresas. Se você tiver muita experiência antes ou tiver um bom padrinho.


  12. Você vai ouvir e ler dicas de especialistas em carreira profissional de como se comportar e o que vestir na entrevista do emprego que você vai perder pra alguma ninfeta mimada.


  13. Você vai ouvir e ler dicas de especialistas em carreira profissional de como elaborar o seu currículo que será ignorado.


  14. Você deve seguir as dicas de especialistas em carreira profissional de qual perfume usar na entrevista de emprego. Se você for reprovado(a) na entrevista, e um profissional qualificado como você for para outra empresa, porque o entrevistador meteu a preferência pessoal de perfume no meio, é você que usou o perfume errado.


  15. Você deve seguir as dicas de especialistas em carreira profissional de o que você não deve dizer no seu blog e no seu perfil na rede social.


  16. Você vai encontrar até a morte atendentes mal-educadas, auxiliares de escritório que usam Excel pra fazer tabela de texto, enfim, toda sorte de empregados com falta de competência e educação, enquanto qualquer palestrante sabe muito bem por que justo você tem tanta dificuldade pra conseguir um trabalho.


  17. Você vai procurar ser uma pessoa esforçada, competente e agradável porque a empresa trata você com respeito e reconhecimento, e não vice-versa.


  18. Você vai ver os jornais, os especialistas em carreira, os que estão com a vida ganha e qualquer vadia bem casada dizerem que são as vagas de emprego que estão procurando você, e não o contrário.


  19. Você pode sair de uma empresa onde ficou 5 ou 10 anos com salários atrasados, horas extras não pagas e, talvez, com um problema de saúde.


  20. Você vai trabalhar em lugares onde compromisso social é uma ninharia para uma obra social, princípio ético é não falar mal da empresa ou do colega e princípio moral é proibir ver foto de mulher de biquíni no computador.


  21. Você vai ver que Deus se importa mais com a resposta que você pensou em dar ao desaforo do seu chefe ou com o que pensa em fazer (de sexo) com o seu ou a sua colega de trabalho do que com lixos morais abrindo empresas e decidindo pra onde vai o dinheiro dos impostos.


  22. Você pode ter curso universitário, e aí já vai ter passado noites estudando quando sua futura chefe (uma piriguete de menos de 30 anos) nasceu.


  23. Você vai perder uma vaga porque tem menos de 20 anos.


  24. Você vai perder uma vaga porque tem mais de 30 anos.


  25. Você vai perder uma vaga porque vai precisar de dois ônibus.


  26. Você vai perder uma vaga porque vai precisar de um ônibus.


  27. Você vai perder uma vaga porque é branco(a).


  28. Você vai perder uma vaga porque é homem.


  29. Você vai perder uma vaga porque não é deficiente.


  30. Você vai perder o emprego porque é evangélico e o chefe ou o dono é católico.


  31. Da próxima vez que você concorrer a uma vaga, você vai perder a vaga pra mesma pessoa da outra vez. Porque ela tem mais experiência.


  32. Você vai sair de cada emprego menor do que entrou. Menor em senso de dignidade, esperança e alegria de viver.


  33. A última coisa que você vai dizer quando se aposentar é que tudo que você estudou, fez e teve de caráter valeu a pena. A não ser que qualquer salário mais alto seja seu projeto de vida e compense qualquer coisa.


  34. Quando se aposentar, você terá pensado pelo menos uma vez na vida que dedicação, caráter, estudo e profissionalismo não adiantam nada.


  35. Se você falar de qualquer pessoa com metade da sua inteligência, do seu caráter, da sua idade ou do seu tempo de estudo que ganhe mais que você e tenha mais destaque, é inveja sua.


  36. Você vai assistir até a morte gente abaixo de medíocre em qualificação, em inteligência, em caráter e em equilíbrio nas chefias, abrindo empresas e filiais, escrevendo livros de sucesso e governando o país.


  37. Quem acha que ser agradável é ser inferior, ter caráter é ser otário e não ganhar um cartão de crédito do pai ou do marido é ser perdedor são os mesmos que falam em falta de mão-de-obra qualificada.


  38. Humildade: consciência de que você é inferior a qualquer idiota que possa mandar em você.


  39. Você tem que ser mais humilde e mais agradável. Os outros tem o seu jeito de ser.


  40. Você tem que ser cada vez melhor. Os outros podem continuar como são.


  41. Você pode trabalhar mais, melhor e mais rápido. Os outros, quem é você pra falar deles?


  42. Você tem regras e ordens pra seguir. Seu chefe tem influência. Sua empresa tem advogado.


  43. Os seus superiores vão falar da sua competência e do caráter não porque eles se importam com isso, mas porque você se importa.


  44. Para fazer as leis para os cidadãos honestos, o senador pode ter processo por assassinato. Para cuidar da segurança pública, o policial pode ser desequilibrado, corrupto e racista. Mas qualquer recepcionista perde o emprego porque descobriram uma foto dela nua.


  45. Você vai ser pior do que qualquer medíocre que começou a carreira usando o sobrenome, o padrinho ou a buceta só porque ele(a) chegou mais longe que você.


  46. Você vai ouvir falar de gente que consegue emprego com uma facilidade impressionante, enquanto você vai demorar um ano ou mais para conseguir um, como qualquer mortal.


  47. As suas 3 maiores expectativas de futuro: o Paraíso, a sexta-feira e o emprego que você vai descobrir o que é quando estiver nele.


  48. Com toda a experiência, o conhecimento, a capacidade e a inteligência que você tem, o seu empregador não vai pedir a sua opinião, e você vai ser convidado a sair se achar (tiver certeza) de que alguma coisa está errada.


  49. VOCÊ NUNCA VAI TER CORAGEM DE SE IMAGINAR COM O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL QUE VOCÊ MERECE PELA SUA POSTURA PROFISSIONAL E PESSOAL, E QUE QUALQUER SOBRINHO DO FULANO OU QUALQUER PIRANHA QUE SAIBA PRA QUEM DAR CONSEGUEM.

Abigail Pereira Aranha

Um comentário:

  1. E um cunha político tb ajuda muito! Em especial, se souber podres de alguém ou puxar o tapete, pode subir de cargo.

    ResponderExcluir

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...