sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O moralismo idiota útil da direita: sobre adwares, fotos íntimas em redes sociais, investigação social, anarcocapitalismo e Socialismo

Abigail Pereira Aranha

O Manifesto Comunista, pág. 32 e 33 da versão que eu tenho, diz que

Na sociedade burguesa, o capital é independente e pessoal, ao passo que o indivíduo que trabalha não tem nem independência nem personalidade. É a abolição de semelhante estado de coisas que a burguesia verbera como a abolição da individualidade e da liberdade. E com razão. Porque se trata efetivamente de abolir a individualidade burguesa, a independência burguesa, a liberdade burguesa.

Marx deixou escapar uma coisa muito importante, mas até hoje muita gente na direita não entendeu. Vou dar uma pista: ele mesmo era filho de capitalistas. Mas antes de explicar, vou copiar um trecho do artigo "Suicídios políticos", de Alberto Mansueti[01]:

Direita e esquerda se opõem em suas promessas básicas porque derivam de visões contrárias da sociedade humana. Quais são? Abraham Kuyper (1837-1920), teólogo calvinista que foi primeiro ministro na Holanda, as explicou assim:

(1) A direita defende a ordem social descentralizada: a família, a economia, a educação, a ciência, arte, cultura e religião são "esferas separadas" do Estado. E o governo somente garante segurança, justiça e obras de infraestrutura, com imposto moderados e com percentuais iguais; ele não se "assenhora" das instituições próprias de cada esfera, cada uma delas "soberana" sobre si. Porém, há uma direita má, o mercantilismo ou "capitalismo de compadres"; e uma direita liberal, que é a boa direita.

(2) A esquerda tem seu plano de reforma para a sociedade inteira, que não se limita a "redistribuir a riqueza" na ordem econômica, como propõe o social-comunismo; essa é só uma isca para gananciosos incautos, e é a parte visível do iceberg. Seu programa inclui abolir a propriedade privada, a família, a religião e o Estado (ao menos como o conhecemos); e para isso exige a subversão da ordem, e a escravidão de todas as esferas ao reino político, e a um governo central, dando um giro radical e "total" (isto é, totalitário) na sociedade, uma "mudança segundo um plano", chamado "Revolução". E há uma esquerda má: o socialismo dito "democrático"; além de uma esquerda ainda pior: o nazicomunismo.

(O dito "anarcocapitalismo" rejeita a divisão entre direita e esquerda porque é ele mesmo uma mescla de capitalismo com marxismo cultural, e como todo híbrido é instável, inviável, estéril e inclassificável).

O autor mostrou uma coisa que eu já suspeitava e não sabia como demonstrar: o Socialismo é um desenvolvimento do Capitalismo e do moralismo católico-protestante. O Estado, por que se limitaria a prestar serviços como saúde, "segurança, justiça e obras de infraestrutura"? A grande empresa privada, por que se isolaria da máquina estatal se pudesse ter algum arranjo vantajoso com funcionários públicos ou com políticos? E se políticos de esquerda fizessem uma proposta interessante ao capital "independente e pessoal", por que um grande capitalista recusaria um ganho extraordinário, mesmo quando, por trás, a proposta "se trata efetivamente de abolir a individualidade burguesa, a independência burguesa, a liberdade burguesa"?[02] E se políticos socialistas fizessem alguns agrados às igrejas cristãs, quantos cristãos rejeitariam a corrupção das suas próprias igrejas em troca de poderem usar o Estado, por exemplo, para favorecimentos pessoais e para perseguir mulheres desinibidas?

Se os católicos e os protestantes do século XIX conseguissem apoio da burguesia para um movimento cultural análogo ao da esquerda, talvez teríamos um Islamismo católico-protestante, de provincianos sexualmente frustrados consolidando a própria estupidez, onde todo o desenvolvimento cultural e científico vem de fora. Mas se os burgueses e os cristãos tradicionais fizeram mais, efetivamente, a favor do Socialismo do que contra; e se os socialistas têm um projeto de poder socialista organizado e funcional; o movimento esquerdista ganha a colaboração direta e ainda a credibilidade quando convier apresentar os aliados como inimigos ou como idiotas obsoletos. É quase o que está acontecendo no Brasil na Operação Lava-Jato, de investigação do "Petrolão", o esquema de corrupção na Petrobrás: o "Petrolão" foi para financiar o PT, sustentar vagabundos da militância esquerdista e comprar cumplicidade com o esquerdismo na grande mídia, mas alguns empresários realmente aceitaram participar e ganharam com isso; então, quando o governo Dilma Rousseff está com baixa popularidade e com essa bomba no colo, "queima" alguns comparsas como se tudo fosse mais um caso de clientelismo como os de antes do PT.

Essa estratégia esquerdista só funciona porque não existe um movimento cultural e político de direita. O que os direitistas costumam fazer é reciclar os sermões puritanos da década de 1960 ou antes. Aquele trecho do Manifesto Comunista é um exemplo de como os socialistas já estão enterrando a direita desde meados do século XIX: que "o capital é independente e pessoal, ao passo que o indivíduo que trabalha não tem nem independência nem personalidade", qualquer proletário pode ler e ver que tem sentido. Por isso, o pouco movimento liberal-cristão do Brasil é de meia dúzia de burgueses que quase só conseguiram se encontrar pela internet ainda livre. Porque a classe alta lucra negociando com o governo, tem medo da militância lesbossocialista ou porque parte dela é de paspalhos burgueses de terceira geração. Ah, "sabotagem" vem do francês "sabot", que significa "tamanco". Na Revolução Industrial, era comum operários colocarem tamancos entre as engrenagens das máquinas para estragá-las, como protesto contra as condições de trabalho. Se um proletário perceber que o Comunismo não quer dar a ele aquela independência e aquela personalidade, só tirá-las da burguesia também, vai ser depois de uma participação ativa na militância de esquerda ou depois de um governo socialista; mas ele não vai ser contra o Socialismo para depender do beneplácito do patrão.

Tudo isso pode ser ilustrado comparando o artigo "Concurso público X Rede social: cuidado com a fase de investigação social", publicado por Thaisa Figueiredo Lenzi no JusBrasil em maio de 2015[03] com o artigo "O lado perigoso das redes sociais", de Gustavo Poloni, publicado na revista INFO em 24 de agosto de 2011[04]. A autora do primeiro diz que "não adianta apenas estudar e dominar a parte teórica do conteúdo programático - é preciso ainda ter muito cuidado com o que você expõe de si nas redes sociais". O autor do segundo diz que "entre as companhias pesquisadas, 60% assumem bisbilhotar a vida dos candidatos [a emprego] no Facebook e metade admite entrar no Twitter"; e cita uma gerente de marketing de uma empresa de recrutamento e seleção dizendo que "as corporações não estão mais preocupadas apenas com as habilidades técnicas dos funcionários". Mais: o primeiro comentário ao texto do JusBrasil é

Enquanto isso, parlamentares indiciados, condenados e sentenciados em processos criminais estão no Congresso Nacional aprovando as leis do nosso país. A "bancada da Papuda" está aí para confirmar minhas palavras.[05]

Na mosca! Percebeu que em um país com um movimento socialista forte no poder formal, as empresas privadas não precisam agir diferente do serviço público, e o conflito entre capitalistas e socialistas só existe nas palavras dos tagarelas idiotizados? Percebeu que, mais do que isso, a "moral cristã" também pode aparecer no poder público?

Então, temos entre as dicas daquele artigo sobre investigação social "evite fazer fotos íntimas" e "seja um ativista virtual de conteúdos relevantes e importantes para sua área de atuação". Em 2013, um policial ainda em estágio probatório na Polícia Civil de São Paulo foi exonerado por causa de uma intriga de algum colega babaca, sob a alegação de ter participado de um filme pornográfico.[06] Mesmo com a conduta ilibada do policial durante o período de avaliação de desempenho, ele só pôde voltar ao cargo porque ele fez o filme antes deste período. No mesmo ano de 2013, 20 bombeiros militares foram presos porque debatiam, segundo a Corregedoria do Corpo de Bombeiros, assuntos internos dos quartéis em grupos no Facebook e via e-mails particulares.[07] "A atitude do corregedor foi a cercear o direito de se manifestar de seus subordinados e nem sequer teve a coragem de mencionar como obteve acesso aos comentários e conteúdos de e-mails, haja vista que nem e-mails corporativos eles eram". Em um texto meu de 2007[08], eu trouxe alguns casos de mulheres que foram demitidas, no serviço público e na iniciativa privada, por terem fotos nuas, entre elas uma comissária de bordo da TAM por ter posado para uma revista e uma funcionária terceirizada que trabalhava no Ministério da Agricultura por ter tirado fotos sensuais, que circularam por e-mail, em um gabinete do prédio. Mas quando uma empresa perguntou em uma entrevista para emprego, ainda este ano, o que o candidato achava do governo Dilma, segundo a empresa "com o objetivo único e exclusivo de avaliar a habilidade de uma candidata para fazer uma dissertação", uma das candidatas levou o caso ao Blog da Cidadania, que apresentou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho[09]. Percebeu? "O capital é independente e pessoal" para demitir uma funcionária que tirou fotos nua, mas não para negar vaga de emprego para esquerdistas.

Em 2009, um administrador municipal foi demitido porque A ESPOSA DELE era atriz pornô, porque os vereadores acreditavam "que o trabalho de sua mulher poderia afetar a credibilidade da cidade".[10] O casal, Scott Janke e Anabela Mota Janke / Jazella Moore, se mudou da cidade[11]. Credibilidade? 2009 também foi o primeiro ano do presidente Barack Obama, um muçulmano com documentos falsos que provavelmente nem é dos Estados Unidos.

Eu compartilhei em 2010 que a ditadura chinesa fechou uma página de direitos humanos sob alegação de que a página era pornográfica.[12] A classificação indicativa que diz que cenas de nudez são impróprias para menores de 16 anos foi aprovada no governo do PT. A direita cristã vai ser enterrada se insistir na pregação da pica mole, na fobia de mulher boazuda e em tentar colar na esquerda tudo que é tipo de perversão sexual. Aliás, aqui vai o que o Manifesto Comunista diz sobre a "comunidade das mulheres":

Para o burguês, sua mulher nada mais é que um instrumento de produção. Ouvindo dizer que os instrumentos de produção serão explorados em comum, conclui naturalmente que haverá comunidade de mulheres. Não imagina que se trata precisamente de arrancar a mulher de seu papel atual de simples instrumento de produção.

(...) De resto, é evidente que, com a abolição das relações de produção atuais, a comunidade das mulheres que deriva dessas relações, isto é, a prostituição oficial e não oficial, desaparecerá.

Um espantalho usado pela direita cristã até hoje foi detonado em 1848!

Está certo que a elite de Cuba ou a da China tiveram serviços de prostitutas durante o governo socialista. Até isso mostra a desvantagem da direita. Hoje, a direita cristã vive mais de mostrar as atrocidades dos governos socialistas e da militância esquerdista do que de mostrar as próprias ideias. Estas atrocidades foram previstas com décadas de antecedência por pensadores anarquistas que estavam na esquerda, mas foi só depois que aconteceram que a direita cristã ganhou argumentos. E as notícias sobre a esquerda que parecem piada só aconteceram porque a esquerda ganhou poder suficiente para se dar tal liberdade. Poder que veio também de empresas privadas do Ocidente negociando com os socialistas da China ou da União Soviética.

Você já deve ter usado um computador em que toda vez que você acessa a internet, aparecem janelas não solicitadas com anúncios. Esse computador está com um tipo de vírus chamado adware. A versão oficial é que aquela publicidade é para cobrir custos de páginas gratuitas, e para melhorar o serviço (para eles), o vírus coleta o seu histórico de navegação e outros dados. Um momento: alguém está coletando o seu histórico na internet e deixando o computador que você usa mais lento só pra te mandar uma propaganda que você vê abrir já está querendo fechar? E alguém está investindo dinheiro nisso pra vender alguma coisa? Ah, e por que adware não funciona quando você está no Facebook?

A aversão ao sexo está tanto no Socialismo quanto no meio conservador. Vamos observar que as mulheres feministas veem os homens cristãos de direita como defensores do estupro e estes veem àquelas como libertinas. Vamos observar também que a pornografia comercial não é defendida nem pela esquerda nem pela direita. Também a prostituição não é defendida nem pela esquerda nem pela direita, vira um serviço explorado pelo crime organizado, por donos de estabelecimentos regulares que subornam funcionários públicos ou por profissionais que assumem o risco. Então, direita e esquerda acusam um ao outro de promover a liberalidade heterossexual. Mas enquanto a direita cristã só consegue bater em espantalhos para aterrorizar provincianas anorgásmicas, a esquerda, mesmo com insanidades como a "cultura do estupro", consegue resultados de verdade.

No projeto do Manifesto Comunista, o Estado comunista toma toda a sociedade. Não é este Estado que vai desaparecer com a vitória, como o manifesto diz que vai acontecer. Então, a economia, a religião, até a própria moral vão ser estatizados. Sem a recuperação da mentalidade normal, sem o fortalecimento dos indivíduos e sem a introdução do raciocínio normal no padrão da vida social, capitalistas e socialistas ou cristãos e socialistas serão mais parecidos quanto mais avançar o Socialismo, então será improdutivo defender a família, a propriedade privada ou o Cristianismo.

NOTAS

[01] http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/15968-2015-07-20-20-43-29.html

[02] Ver os artigos de Olavo de Carvalho "História de quinze séculos" (Jornal da Tarde, 17 de junho de 2004, http://www.olavodecarvalho.org/semana/040617jt.htm) e "Excesso de delicadeza" (Diário do Comércio, 17 de setembro de 2007, http://www.olavodecarvalho.org/semana/070917dc.html).

[03] http://thaisafigueiredo.jusbrasil.com.br/artigos/183852844/concurso-publico-x-rede-social-cuidado-com-a-fase-de-investigacao-social

[04] http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/lado-perigoso-das-redes-sociais-24082011-3.shl

[05] David Devasconcelos, http://www.jusbrasil.com.br/comentarios/184252357#comment_184252357

[06] "Ex-ator pornô teve bom desempenho policial, diz advogada sobre decisão", G1, 07/02/2014, http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/02/ex-ator-porno-teve-bom-desempenho-policial-diz-advogada-sobre-decisao.html

[07] "A investigação indevida através das redes sociais", Ivenio Hermes, http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-investigacao-indevida-atraves-das-redes-sociais

[08] "Mulher pelada vai ser sempre castigada?", 12/12/2007, http://avezdasmulheres.blog.com/2007/12/12/mulher-pelada-vai-ser-sempre-castigada

[09] "Empresa pergunta a candidatos a emprego o que acham do governo Dilma", 25/03/2015, http://www.blogdacidadania.com.br/2015/03/empresa-pergunta-a-candidatos-a-emprego-o-que-acham-do-governo-dilma

[10] "Administrador é demitido após cidade descobrir que sua mulher é atriz pornô", G1, 23/07/2009, http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1239400-6091,00-ADMINISTRADOR+E+DEMITIDO+APOS+CIDADE+DESCOBRIR+QUE+SUA+MULHER+E+ATRIZ+PORNO.html

[11] "Demitido porque sua mulher é atriz pornô, administrador vai deixar cidade", G1, 29/07/2009, http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1247650-6091,00-DEMITIDO+PORQUE+SUA+MULHER+E+ATRIZ+PORNO+ADMINISTRADOR+VAI+DEIXAR+CIDADE.html

[12] "Contra pornografia, Pequim fecha site de direitos humanos", http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2009/12/contra_pornografia_pequim_fecha_site_de_direitos_humanos_55601.html

  • 0Blogger Comment
  • Disqus Comment

Leave your comment

Postar um comentário

Abigail Pereira Aranha no VK: vk.com/abigail.pereira.aranha
E-mail: saindodalinha2@gmail.com

comments powered by Disqus

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...